O pre­si­den­te do PMDB, se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá (RR), ne­gou nes­ta quinta-feira (18) que fun­ci­o­ná­ri­os do par­ti­do te­nham des­truí­do do­cu­men­tos da le­gen­da pa­ra es­con­der al­gum ti­po de ile­ga­li­da­de. Se­gun­do o par­la­men­tar, o que hou­ve foi a trans­fe­rên­cia de equi­pa­men­tos de in­for­má­ti­ca do pré­dio on­de fun­ci­o­na a te­sou­ra­ria do par­ti­do, no cen­tro de Bra­sí­lia, pa­ra a no­va se­de, no La­go Sul, bair­ro va­lo­ri­za­do da ca­pi­tal fe­de­ral.

Reprodução/Congresso em Foco/Cortesia do Lei­tor


Caminhão cheio de documentos do PMDB

A de­nún­cia foi fei­ta na es­tei­ra das de­nún­ci­as con­tra o pre­si­den­te li­cen­ci­a­do do par­ti­do, Mi­chel Te­mer, gra­va­do ao dar aval à com­pra do si­lên­cio de seu ex-aliado, o de­pu­ta­do cas­sa­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ). Te­mer ne­ga as acu­sa­ções e avi­sou, em pro­nun­ci­a­men­to por vol­ta das 16h des­ta quinta-feira (18), que não re­nun­ci­a­rá por cau­sa das acu­sa­ções.

Ju­cá ex­pli­cou que a de­ci­são de trans­fe­rir os equi­pa­men­tos de in­for­má­ti­ca foi to­ma­da há mais de uma se­ma­na pa­ra me­lhor aco­mo­dar o ma­te­ri­al na no­va se­de. Os apa­re­lhos, trans­fe­ri­dos em cai­xas e pa­co­tes por dois caminhões-baú na ma­nhã des­ta quinta-feira (18), fo­ram fo­to­gra­fa­dos por ma­ni­fes­tan­tes que es­ta­vam em fren­te a um dos es­cri­tó­ri­os do PMDB de Bra­sí­lia. Di­an­te da ce­na, po­pu­la­res de­nun­ci­a­ram a mo­vi­men­ta­ção co­mo uma su­pos­ta quei­ma de do­cu­men­tos pa­ra es­con­der pos­sí­veis pro­vas en­vol­ven­do a di­re­ção da le­gen­da com cor­rup­ção in­ves­ti­ga­da pe­la Ope­ra­ção La­va Ja­to.

Ju­cá ex­pli­cou que o PMDB de­ci­diu fa­zer uma re­for­ma nas ins­ta­la­ções que ocu­pa na Câ­ma­ra dos de­pu­ta­dos e trans­fe­riu tem­po­ra­ri­a­men­te al­guns equi­pa­men­tos e do­cu­men­tos não con­tá­beis pa­ra a te­sou­ra­ria. Es­te ma­te­ri­al ter­mi­nou sen­do en­vi­a­do à no­va se­de da le­gen­da em meio à cri­se po­lí­ti­ca en­vol­ven­do o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,