Em defesa dos nossos direitos!

domingo, 17 de dezembro de 2017 12:00 Palavra do Presidente

Caros trabalhadores, nesta edição me dirijo especialmente a vocês para falar um pouco sobre a Reforma Trabalhista e os reflexos causados na vida de milhões de brasileiros.

Os nossos governantes, políticos sem escrúpulo, rasgaram a CLT (Consolidações das Leis do Trabalho), ferindo a Constituição Federal em ataque explícito e perverso contra a classe trabalhadora.

Essa reforma veio apenas para atender os anseios dos empresários que, cansados pela carga tributária mais pesada do mundo, sem possibilidade de redução por parte do governo, resolvem tirar do lado mais fraco, o dos trabalhadores, precarizando a mão obra e esfacelando direitos conquistados ao longo de anos, numa tentativa desesperadora de eliminar, extirpar de uma vez por todas, a representatividade dos empregados por categoria profissional, patrocinando o fim dos sindicatos e os enterrando junto com a famigerada contribuição sindical. Contribuição essa que fazia mais bem a eles que as entidades sindicais sérias, pois boa parte dela ia direto para os cofres do governo e, aos sindicatos atuantes, não irá fazer falta alguma.

Mostraremos a este governo e as más empresas que as entidades sindicais sérias e atuantes estarão ainda mais firmes na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. E que a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada anualmente pelos Sindicatos Laboral e Patronal, está vigente e tem poderes superiores a Lei, pois como a Reforma Trabalhista bem diz: “o negociado vale mais do que o legislado”. Isso quer dizer que tudo que for negociado pelo Sindicato na Convenção ou Acordo, a reforma não derruba.

Não abriremos mão de direitos conquistados e atuaremos firmes nas próximas negociações a fim de manter uma boa relação do Capital X Trabalho, entendendo o momento, flexibilizando se necessário, sem ter que abrir mão de nenhum direito.

Para isso precisamos do apoio total dos trabalhadores da categoria.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperanças no futuro do Brasil.

Waldir Aparecido Avanzo
Presidente do Sinterc