A procuradora-​geral da Re­pú­bli­ca, Ra­quel Dod­ge, de­nun­ci­ou ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), nes­ta quarta-​feira (19), o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer por cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro no inqué­ri­to dos por­tos. A de­nún­cia foi fei­ta a 12 di­as do en­cer­ra­men­to do man­da­to de Te­mer e na vés­pe­ra do iní­cio do re­ces­so do Ju­di­ciá­rio.

Mar­ce­lo Camargo/​Agência Bra­sil


Temer é alvo de outras duas denúncias apresentadas pelo antecessor de Raquel Dodge no cargo, Rodrigo Janot

Te­mer é acu­sa­do, ao la­do de ou­tros de­nun­ci­a­dos, de fa­vo­re­cer em­pre­sas do se­tor por­tuá­rio por meio do De­cre­to nº 9.048/2017, re­la­ci­o­na­do à edi­ção de uma me­di­da pro­vi­só­ria so­bre o mes­mo as­sun­to (leia mais abai­xo). Te­mer e cor­re­li­gi­o­ná­ri­os do MDB são sus­pei­tos de ope­rar um es­que­ma que há dé­ca­das con­tro­la o Por­to de San­tos com o ob­je­ti­vo de des­vi­ar di­nhei­ro de con­tra­tos do se­tor. Ele ne­ga qual­quer prá­ti­ca ilí­ci­ta.

Tam­bém são acu­sa­dos o co­ro­nel João Bap­tis­ta Li­ma, ami­go pes­so­al e ex-​assessor do pre­si­den­te, o ex-​deputado Ro­dri­go Ro­cha Lou­res, que fi­cou co­nhe­ci­do co­mo o “ho­mem da ma­la” após a de­la­ção da J&F, os em­pre­sá­ri­os Ri­car­do Mes­qui­ta e An­to­nio Cel­so Grec­co e o ar­qui­te­to Car­los Al­ber­to Cos­ta.

Es­sa é a ter­cei­ra de­nún­cia apre­sen­ta­da con­tra Te­mer du­ran­te sua pas­sa­gem pe­la Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. As du­as an­te­ri­o­res fo­ram as­si­na­das pe­lo ex-​procurador-​geral Ro­dri­go Ja­not e ti­ve­ram o an­da­men­to bar­ra­do pe­lo Ple­ná­rio da Câ­ma­ra (re­lem­bra aqui e aqui).

De­nún­cia con­tra pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca só po­de pros­pe­rar com o aval dos de­pu­ta­dos. Ago­ra, po­rém, com a per­da do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, Te­mer po­de­rá ter seu des­ti­no de­fi­ni­do por ou­tras ins­tân­ci­as da Jus­ti­ça.

MP da discórdia

Com no­vas re­gras pa­ra o se­tor por­tuá­rio, a Me­di­da Pro­vi­só­ria 595/​2013, edi­ta­da no go­ver­no da ex-​presidente Dil­ma Rous­seff, foi apro­va­da em 16 de maio de 2013 a cin­co ho­ras de per­der a va­li­da­de, em meio a um ver­da­dei­ro tur­bi­lhão de pro­tes­tos da opo­si­ção da épo­ca, for­ma­da prin­ci­pal­men­te por PSDB e DEM, e dis­pu­ta de bas­ti­do­res.

Re­vo­gan­do a Lei dos Por­tos, que es­ta­va em vi­gên­cia des­de 1993, a ma­té­ria li­be­rou os por­tos pri­va­dos pa­ra ope­ra­rem qual­quer ti­po de car­ga, en­tre ou­tras dis­po­si­ções.

As no­vas re­gras con­ce­de­ram à União a prer­ro­ga­ti­va da ges­tão e pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co do se­tor e, pa­ra os es­ta­dos, a prer­ro­ga­ti­va de ad­mi­nis­trar os por­tos. A me­di­da tam­bém per­mi­tiu a mo­vi­men­ta­ção de car­gas de ter­cei­ros nos Ter­mi­nais de Uso Pri­va­do (TUPs) e mu­da os cri­té­ri­os de de­sem­pa­te das fu­tu­ras li­ci­ta­ções. Pa­ra o go­ver­no, a pro­pos­ta da­ria com­pe­ti­ti­vi­da­de ao se­tor.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

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