Deputados e senadores querem CPI sobre Brumadinho

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019 07:50 Notícias

Par­la­men­ta­res que as­su­mem um no­vo man­da­to no Con­gres­so na pró­xi­ma sexta-​feira (1) têm pro­pos­to que ha­ja uma Co­mis­são Par­la­men­tar de inqué­ri­to (CPI) pa­ra apu­rar as cir­cuns­tân­ci­as do rom­pi­men­to da bar­ra­gem Mi­na do Cór­re­go Fei­jão, em Bru­ma­di­nho (MG), re­gião me­tro­po­li­ta­na de Be­lo Ho­ri­zon­te. Até a noi­te de sá­ba­do, os Bom­bei­ros con­fir­ma­vam 34 mor­tos na tra­gé­dia.

Edil­son Ro­dri­gues


Trabalhos no Congresso serão retomados na próxima sexta (1)

No Se­na­do a pro­pos­ta par­tiu de Ot­to Alen­car (PSD-​BA). No Twit­ter, o con­gres­sis­ta afir­mou que de­se­ja uma in­ves­ti­ga­ção “com o ob­je­ti­vo de apu­rar e evi­tar no­vas ca­tás­tro­fes que cei­fam vi­das, des­tro­em o meio am­bi­en­te, de­gra­dam áre­as e com­pro­me­tem a qua­li­da­de da água, ame­a­çan­do o abas­te­ci­men­to”.

Ou­tra pro­pos­ta no mes­mo sen­ti­do par­tiu, na Câ­ma­ra, de um par­la­men­tar mi­nei­ro. O de­pu­ta­do es­ta­du­al Ro­gé­rio Cor­reia (PT-​MG), elei­to fe­de­ral em ou­tu­bro, es­te­ve em Bru­ma­di­nho no úl­ti­mo sá­ba­do (26) e tam­bém de­fen­deu a ne­ces­si­da­de de uma apu­ra­ção. “É pre­ci­so in­ves­ti­gar e pu­nir os res­pon­sá­veis, so­bre­tu­do da Va­le. Até quan­do e quan­tas tra­gé­di­as se­rão ne­ces­sá­ri­as pa­ra que a bus­ca de lu­cro sem qual­quer pre­o­cu­pa­ção so­ci­al e am­bi­en­tal se­ja cas­ti­ga­da?”, ques­ti­o­nou o pe­tis­ta.

O Con­gres­so não in­ves­ti­ga o as­sun­to há mais de 20 anos. Se­gun­do os re­gis­tros da Câ­ma­ra, não hou­ve ne­nhu­ma CPI vo­ta­da à mi­ne­ra­ção des­de 1999, elo me­nos. No Se­na­do, a úl­ti­ma co­mis­são que se de­bru­çou so­bre o te­ma ocor­reu em 1995, an­tes da pri­va­ti­za­ção da Va­le do Rio Do­ce. O re­la­tor, à épo­ca, foi o se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá (MDB-​RR).

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

, ,