O anún­cio foi fei­to após reu­nião en­tre o pre­si­den­te da CCJ, Fe­li­pe Fran­cis­chi­ni (PSL-​PR), o mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil, Onyx Lo­ren­zo­ni, a lí­der do Go­ver­no no Con­gres­so, Joi­ce Has­sel­mann (PSL-​SP), o lí­der do PSL na Câ­ma­ra, De­le­ga­do Wal­dir (GO) e o se­cre­tá­rio Es­pe­ci­al de Pre­vi­dên­cia e Tra­ba­lho do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia, Ro­gé­rio Ma­ri­nho. Tam­bém par­ti­ci­pou do en­con­tro a pri­mei­ra vice-​presidente da co­mis­são, Bia Ki­cis (DF), que é vice-​líder do go­ver­no no Con­gres­so.

Cléia Viana/​Agência Câ­ma­ra


Em seu primeiro mandato, deputado mineiro vai relatar a reforma da Previdência

Mar­ce­lo Frei­tas, de 43 anos, é de­le­ga­do da Po­lí­cia Fe­de­ral e tem pós-​graduação em di­rei­to pro­ces­su­al. Com a con­fir­ma­ção do re­la­tor, a re­for­ma co­me­ça a an­dar na Câ­ma­ra pou­co mais de um mês após ter si­do en­vi­a­da à Câ­ma­ra. Se­gun­do Joi­ce, o de­pu­ta­do re­ce­beu a no­tí­cia as­sim que pou­sou em Mi­nas Ge­rais.

“Ti­nha que ser al­guém que te­nha um per­fil não só de de­fe­sa [da re­for­ma], que acre­di­te que a Pre­vi­dên­cia é im­por­tan­te, mas al­guém que tam­bém te­nha al­gum co­nhe­ci­men­to ju­rí­di­co”, dis­se a li­der.

Calendário

A pre­vi­são dos go­ver­nis­tas é vo­tar a Pre­vi­dên­cia no dia 17 de abril. De lá, o tex­to se­gui­rá pa­ra uma co­mis­são es­pe­ci­al. Pa­ra a pró­xi­ma quarta-​feira (3) es­tá pre­vis­ta a ida do mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gue­des, à CCJ.

Na quin­ta (4), se­gun­do Fran­cis­chi­ni, a CCJ de­ba­te­rá um te­ma com uma co­mis­são de ju­ris­tas: dois in­di­ca­dos pe­la si­tu­a­ção, dois pe­la opo­si­ção e dois do blo­co in­de­pen­den­te. Na se­ma­na se­guin­te, se­gun­do o cro­no­gra­ma, de­ve­rá ocor­rer a lei­tu­ra do pa­re­cer do de­le­ga­do Mar­ce­lo Frei­tas.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,