Al­vo de uma ope­ra­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) na ma­nhã des­ta segunda-​feira (29), o mi­nis­tro do Tu­ris­mo, Mar­ce­lo Ál­va­ro Antô­nio (PSL-​MG), emi­tiu uma no­ta em que se diz atin­gi­do por uma dis­pu­ta po­lí­ti­ca lo­cal. Por meio do mi­nis­té­rio, Ál­va­ro Antô­nio re­a­fir­mou sua ino­cên­cia e defendeu-​se.

Val­ter Campanato/​Agência Bra­sil


Álvaro Antônio ao ser anunciado como ministro, durante o governo de transição

“O que vem me atin­gin­do há cer­ca de 3 me­ses é re­sul­ta­do de uma dis­pu­ta po­lí­ti­ca lo­cal, cu­jos in­te­res­ses são pre­ju­di­ca­dos com mi­nha pre­sen­ça no Mi­nis­té­rio do Tu­ris­mo”, de­cla­rou o mi­nis­tro, sus­pei­to de co­or­de­nar um es­que­ma de can­di­da­tu­ras la­ran­ja do par­ti­do do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro em Mi­nas Ge­rais nas elei­ções do ano pas­sa­do.

O mi­nis­tro diz ter en­tre­ga­do ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de Mi­nas Ge­rais “as pro­vas das ver­da­dei­ras mo­ti­va­ções das su­pos­tas de­nún­ci­as”.

A operação

A Po­lí­cia Fe­de­ral cum­priu se­te man­da­dos de bus­ca e apre­en­são na ma­nhã des­ta se­gun­da em en­de­re­ços que se­ri­am se­de do PSL em Mi­nas Ge­rais. A ação faz par­te da Ope­ra­ção “Su­frá­gio Os­ten­ta­ção” de­fla­gra­da pa­ra in­ves­ti­gar sus­pei­ta de des­vio de re­cur­sos do Fun­do Elei­to­ral que de­ve­ri­am ter si­do apli­ca­dos em cam­pa­nhas de can­di­da­tas na úl­ti­ma elei­ção.

Se­gun­do no­ta da PF, os man­da­dos fo­ram ex­pe­di­dos pe­la 26ª Zo­na Elei­to­ral de Be­lo Ho­ri­zon­te, dois de­les fo­ram cum­pri­dos na ca­pi­tal, dois na ci­da­de de Con­ta­gem, um em Co­ro­nel Fa­bri­ci­a­no, um em Ipa­tin­ga e um ou­tro em La­goa San­ta. Fo­ram apre­en­di­dos tam­bém do­cu­men­tos re­la­ti­vos à pro­du­ção de ma­te­ri­al grá­fi­co de cam­pa­nhas elei­to­rais. A PF não di­vul­gou mais de­ta­lhes so­bre o an­da­men­to da in­ves­ti­ga­ção e da ope­ra­ção de bus­ca des­ta se­gun­da. O PSL ain­da não se po­si­ci­o­nou so­bre a ope­ra­ção.

O ca­so das can­di­da­tu­ras la­ran­jas do PSL, par­ti­do do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, co­me­çou a ser in­ves­ti­ga­do em fe­ve­rei­ro e en­vol­ve o atu­al mi­nis­tro do Tu­ris­mo, Mar­ce­lo Ál­va­ro Antô­nio, que co­man­da­va o di­re­tó­rio do par­ti­do em Mi­nas Ge­rais du­ran­te a cam­pa­nha de 2018. A de­pu­ta­da Alê Sil­va, tam­bém do PSL, che­gou a de­nun­ci­ar que es­ta­ria so­fren­do ame­a­ças por par­te do mi­nis­tro já que ela in­ves­ti­gou por con­ta pró­pria o su­pos­to es­que­ma de can­di­da­tu­ras la­ran­jas.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,