O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro dis­se ho­je (2) que o di­nhei­ro re­ti­ra­do das uni­ver­si­da­des fe­de­rais se­rá in­ves­ti­do na edu­ca­ção bá­si­ca. Ele dis­se que a edu­ca­ção no Bra­sil é co­mo uma ca­sa com um “ex­ce­len­te te­lha­do e pa­re­des po­dres”. Na úl­ti­ma terça-​feira (30), o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) anun­ci­ou um cor­te de 30% do or­ça­men­to das uni­ver­si­da­des fe­de­rais.

Wil­son Dias/​Agência Bra­sil


Bolsonaro: "A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é investir na educação básica"

“A gen­te não vai cor­tar re­cur­so por cor­tar. A ideia é in­ves­tir na edu­ca­ção bá­si­ca. Ou­so di­zer até que um nú­me­ro con­si­de­rá­vel não sa­be se­quer a ta­bu­a­da. Se­te ve­zes oi­to? Não vai sa­be res­pon­der. En­tão pre­ten­de­mos in­ves­tir na ba­se. Não adi­an­ta ter um ex­ce­len­te te­lha­do na ca­sa se as pa­re­des es­tão po­dres. É o que acon­te­ce atu­al­men­te”, dis­se Bol­so­na­ro em en­tre­vis­ta ao SBT.

A in­for­ma­ção do cor­te or­ça­men­tá­rio foi da­da à TV Glo­bo pe­lo Se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção Su­pe­ri­or do MEC, Ar­nal­do Bar­bo­sa de Li­ma Jú­ni­or. O cor­te, ini­ci­al­men­te, se­ria res­tri­to a três uni­ver­si­da­des, Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia (UnB), Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral Flu­mi­nen­se (UFF) e Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral da Bahia (UFBA). Em se­gui­da, foi am­pli­a­do a to­das as ins­ti­tui­ções fe­de­rais do país.

A in­for­ma­ção so­bre o cor­te na ver­ba das uni­ver­si­da­des fe­de­rais sur­ge ao mes­mo tem­po em que abre o pe­río­do pa­ra as ins­ti­tui­ções pú­bli­cas de en­si­no su­pe­ri­or ade­ri­rem ao Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su) . O Si­su é um sis­te­ma in­for­ma­ti­za­do do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção pe­lo qual ins­ti­tui­ções pú­bli­cas de en­si­no su­pe­ri­or ofe­re­cem va­gas a can­di­da­tos par­ti­ci­pan­tes do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem).

Fon­te: Agên­cia Brasil/​EBC

,