O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Dis­tri­to Fe­de­ral e Ter­ri­tó­ri­os (TJDFT) ne­gou, na úl­ti­ma quarta-​feira (15), um re­cur­so do mi­nis­tro do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Gil­mar Men­des con­tra o ex-​candidato à Pre­si­dên­cia Gui­lher­me Bou­los (Psol-​SP). O mi­nis­tro do Su­pre­mo pro­tes­ta­va con­tra uma de­ci­são de pri­mei­ra ins­tân­cia que ha­via ne­ga­do um pe­di­do pa­ra que Bou­los pa­gas­se uma in­de­ni­za­ção de R$ 100 mil por da­nos mo­rais, de­vi­do a um ar­ti­go es­cri­to no jor­nal Fo­lha de S. Pau­lo, em no­vem­bro de 2014. Os de­sem­bar­ga­do­res do TJDF, no en­tan­to, ne­ga­ram o re­cur­so por una­ni­mi­da­de.

Jo­sé Cruzr/​Agência Bra­sil


Supremo Tribunal Federal, julga pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula

No ar­ti­go, Bou­los ha­via le­van­ta­do uma sé­rie de sus­pei­tas que re­caíam, à épo­ca, so­bre Gil­mar, in­cluin­do re­la­ções com o ban­quei­ro Da­ni­el Dan­tas e o bi­chei­ro Car­li­nhos Ca­cho­ei­ra. O tex­to era uma res­pos­ta a uma en­tre­vis­ta que o mi­nis­tro do Su­pre­mo ha­via con­ce­di­do à pró­pria Fo­lha, na qual aler­tou pa­ra o ris­co de “bo­li­va­ri­a­nis­mo” no Ju­di­ciá­rio bra­si­lei­ro.

Os de­sem­bar­ga­do­res con­cor­da­ram com a sen­ten­ça da juí­za Ta­ti­a­na Di­as da Sil­va, da 18ª Va­ra da Jus­ti­ça Fe­de­ral em Bra­sí­lia. A ma­gis­tra­da con­si­de­rou que as ci­ta­ções a Gil­mar, “a des­pei­to de não se­rem exa­ta­men­te agra­dá­veis à pes­soa a que se re­fe­rem, cer­ta­men­te não re­sul­tam em vi­o­la­ção de sua hon­ra sub­je­ti­va”.

“A li­ber­da­de de ex­pres­são exis­te jus­ta­men­te pa­ra de­fen­der a pa­la­vra que in­co­mo­da, que apon­ta as fa­lhas, os er­ros, os des­vi­os, so­bre­tu­do na con­du­ção da má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va e pú­bli­ca. E is­so não há de ser no­me­a­do abu­so, mas sim ma­xi­mi­za­ção dos di­rei­tos fun­da­men­tais”, diz a ad­vo­ga­da Ca­mi­la Go­mes, do es­cri­tó­rio de ad­vo­ca­cia Ce­zar Brit­to, que de­fen­de Bou­los no ca­so.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,