A fren­te de par­ti­dos de opo­si­ção re­sol­veu, nes­ta terça-​feira (11), pe­dir a cri­a­ção de uma CPI mis­ta, for­ma­da por de­pu­ta­dos e se­na­do­res, pa­ra in­ves­ti­gar a re­la­ção en­tre pro­cu­ra­do­res da força-​tarefa da La­va Ja­to e juí­zes que atu­a­ram na ope­ra­ção, co­mo o atu­al mi­nis­tro da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Ser­gio Mo­ro. O pe­di­do te­rá co­mo ba­se re­por­ta­gens pu­bli­ca­das pe­lo si­te The In­ter­cept que su­ge­rem que Mo­ro ori­en­tou pro­cu­ra­do­res nas in­ves­ti­ga­ções. O en­con­tro, re­a­li­za­do na Câ­ma­ra, reu­niu pre­si­den­tes e lí­de­res de par­ti­dos co­mo PT, Psol, PC­doB, PSB, PDT e Re­de.

Jor­ge Araújo/​Folhapress


O procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz federal Sergio Moro

“Os par­ti­dos se con­ven­ce­ram que não há ra­zão pa­ra es­pe­rar. Pro­po­mos uma in­ves­ti­ga­ção, não uma CPI com pro­pó­si­to de fa­zer con­clu­sões pré­vi­as”, dis­se ao Con­gres­so em Fo­co o pre­si­den­te do Psol, Ju­li­a­no Me­dei­ros. Jun­tas, as ban­ca­das de es­quer­da e centro-​esquerda reú­nem cer­ca de 130 de­pu­ta­dos.

Pa­ra se cri­ar uma CPI mis­ta, é ne­ces­sá­rio o apoio de pe­lo me­nos 171 de­pu­ta­dos e 27 se­na­do­res, ou se­ja, um ter­ço dos in­te­gran­tes de ca­da Ca­sa. O re­que­ri­men­to pa­ra as in­ves­ti­ga­ções se­rá en­ca­be­ça­do pe­lo PDT e pe­lo PSB.

As le­gen­das tam­bém rei­vin­di­cam o afas­ta­men­to de Mo­ro e dos pro­cu­ra­do­res de seus res­pec­ti­vos car­gos até que o ca­so se­ja elu­ci­da­do, além da con­vo­ca­ção do mi­nis­tro da Jus­ti­ça, que se pron­ti­fi­cou nes­ta ter­ça a com­pa­re­cer à Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça do Se­na­do. A au­di­ên­cia de­ve ocor­rer no pró­xi­mo dia 19.

Na jus­ti­fi­ca­ti­va do pe­di­do, a opo­si­ção vai ale­gar que as re­por­ta­gens in­di­cam que Mo­ro e pro­cu­ra­do­res da força-​tarefa da La­va Ja­to co­me­te­ram vi­o­la­ções à Cons­ti­tui­ção, com­pro­me­ten­do a im­par­ci­a­li­da­de e a le­gi­ti­mi­da­de do pro­ces­sos con­du­zi­dos pe­la ope­ra­ção em Cu­ri­ti­ba. Ou­tro ar­gu­men­to a ser uti­li­za­do é que há sus­pei­tas de que a má­qui­na ju­di­ciá­ria te­nha si­do usa­da com pro­pó­si­tos elei­to­rais na con­de­na­ção do ex-​presidente Lu­la.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,