A Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção de Jus­ti­ça (CCJ) do Se­na­do mar­cou pa­ra o dia 19 de ju­nho, às 9h, uma au­di­ên­cia com o mi­nis­tro da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Sér­gio Mo­ro, pa­ra fa­lar so­bre o va­za­men­to de men­sa­gens que su­ge­rem in­ter­fe­rên­cia jun­to à força-​tarefa da ope­ra­ção La­va Ja­to à épo­ca em que o mi­nis­tro era o juiz fe­de­ral que con­du­zia a ope­ra­ção.

Edil­son Rodrigues/​Agência Se­na­do


Moro já foi ao Senado falar sobre o pactoe anticrime

O co­mu­ni­ca­do foi fei­to pe­lo pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-​AP), na tar­de des­ta ter­ça (11), du­ran­te ses­são con­jun­ta do ple­ná­rio do Con­gres­so. A de­pu­ta­dos e se­na­do­res, Al­co­lum­bre leu uma car­ta do lí­der do go­ver­no no Se­na­do, Fer­nan­do Be­zer­ra (MDB-​PE), que in­for­ma­va a dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra fa­lar à CCJ. A se­na­do­ra Si­mo­ne Te­bet (MDB-​MS), pre­si­den­te do co­le­gi­a­do, mar­cou a da­ta da reu­nião.

Be­zer­ra afir­mou, no do­cu­men­to, es­tar cer­to de que “es­ta se­rá uma opor­tu­ni­da­de pa­ra que ele [Mo­ro] de­mons­tre sua li­su­ra e cor­re­ção co­mo juiz fe­de­ral, re­fu­tan­do as crí­ti­cas e ila­ções a res­pei­to de sua con­du­ta à fren­te da Ope­ra­ção La­va Ja­to”.

Des­de que as men­sa­gens fo­ram re­ve­la­das, Mo­ro não ne­gou a au­ten­ti­ci­da­de do ma­te­ri­al, mas afir­mou que os diá­lo­gos com o pro­cu­ra­dor Del­tan Dal­lag­nol, co­or­de­na­dor da força-​tarefa da La­va Ja­to, não in­di­cam “di­re­ci­o­na­men­to” de Mo­ro jun­to às de­ci­sões da in­ves­ti­ga­ção.

O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca di­vul­gou no­ta após um en­con­tro en­tre Mo­ro e o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, na ma­nhã des­ta ter­ça. “O mi­nis­tro re­cha­çou a di­vul­ga­ção de pos­sí­veis con­ver­sas pri­va­das ob­ti­das por meio ile­gal e ex­pli­cou que a Po­lí­cia Fe­de­ral es­tá in­ves­ti­gan­do a in­va­são cri­mi­no­sa”, diz um tre­cho do co­mu­ni­ca­do.

Na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, par­la­men­ta­res da opo­si­ção já pro­to­co­la­ram, em vá­ri­as co­mis­sões da Ca­sa, re­que­ri­men­tos de con­vo­ca­ção pa­ra que Mo­ro se­ja obri­ga­do a de­por so­bre o te­or dos diá­lo­gos que vi­e­ram à to­na. Até o iní­cio da tar­de des­ta ter­ça, po­rém, ne­nhum de­les ha­via si­do acei­to pe­lo pre­si­den­te da Câ­ma­ra Ro­dri­go Maia (DEM-​RJ). Os par­ti­dos de opo­si­ção fa­lam in­clu­si­ve em ten­tar a aber­tu­ra de Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to (CPI) da La­va Ja­to.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,