Lí­de­res par­ti­dá­ri­os do Se­na­do acer­ta­ram a in­ten­ção de vo­tar, na quarta-​feira da se­ma­na que vem (26), um pro­je­to de lei que in­clui a re­gu­la­ção de cri­mes de abu­so de au­to­ri­da­de por par­te de ma­gis­tra­dos e mem­bros do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co. O tex­to é par­te de uma ver­são mo­di­fi­ca­da das an­ti­gas 10 me­di­das con­tra a cor­rup­ção pro­pos­tas pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) em 2015, em pe­río­do de for­te ati­vi­da­de da ope­ra­ção La­va Jato.

Divulgação/​Senado


Líderes do Senado previram votação de projeto polêmico sobre abuso de autoridade para a semana que vem

O pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-​AP), che­gou a anun­ci­ar a in­ten­ção de vo­tar o pro­je­to no ple­ná­rio da Ca­sa ain­da nes­ta ter­ça (18). Se­na­do­res con­trá­ri­os ao tex­to, no en­tan­to, con­se­gui­ram ne­go­ci­ar pa­ra que o tex­to se­ja apre­ci­a­do na se­ma­na que vem. A ideia ini­ci­al é que ele se­ja ana­li­sa­do pe­la Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ) pe­la ma­nhã e, no mes­mo dia, à tar­de, pe­lo plenário.

A ver­são mais re­cen­te do pro­je­to foi ela­bo­ra­da em pa­re­cer do úl­ti­mo re­la­tor, o se­na­dor Ro­dri­go Pa­che­co (DEM-​MG) pro­mo­ve du­as al­te­ra­ções no tex­to an­te­ri­or. Uma de­las con­fi­gu­ra cri­me de abu­so de au­to­ri­da­de quan­do hou­ver, por par­te do agen­te pú­bli­co, “fi­na­li­da­de es­pe­cí­fi­ca de pre­ju­di­car ou­trem ou be­ne­fi­ci­ar a si mes­mo ou a ter­cei­ro, ou, ain­da, por me­ro ca­pri­cho ou sa­tis­fa­ção pes­so­al”. A ou­tra mu­dan­ça é uma res­sal­va: de que não há cri­me de abu­so em ca­so de “di­ver­gên­cia na in­ter­pre­ta­ção de lei ou na ava­li­a­ção de fa­tos e provas”.

Se­na­do­res ou­vi­dos pe­lo Con­gres­so em Fo­co re­cla­ma­ram a Al­co­lum­bre da ma­nei­ra “aço­da­da” co­mo o pro­je­to en­trou na pau­ta do ple­ná­rio des­ta ter­ça. O pro­je­to es­tá no Se­na­do des­de abril de 2017, mas só co­me­çou a tra­mi­tar na ca­sa no fi­nal do ano passado.

O re­la­tó­rio de Pa­che­co foi li­do há uma se­ma­na e se­ria pau­ta­do nes­sa ter­ça sem pas­sar pe­la CCJ, o que os con­gres­sis­tas vi­ram co­mo um atro­pe­lo às dis­cus­sões. Pa­ra os con­gres­sis­tas con­trá­ri­os ao tex­to, es­ta “pres­sa” tem co­mo ob­je­ti­vo pres­si­o­nar o mi­nis­tro da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Sér­gio Mo­ro, e o pro­cu­ra­dor fe­de­ral Del­tan Dal­lag­nol, na es­tei­ra da re­ve­la­ção de diá­lo­gos en­tre os dois, por par­te do si­te The In­ter­cept, que su­ge­re atu­a­ção co­or­de­na­da en­tre o ex-​juiz e o MPF na ope­ra­ção La­va Jato.

Fon­te: Con­gres­so em Foco

,