A ses­são do ple­ná­rio da Câ­ma­ra pa­ra vo­tar os des­ta­ques ao texto-​base da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia es­tá mar­ca­da pa­ra as 9h des­ta quarta-​feira (07), mas a ex­pec­ta­ti­va do pre­si­den­te da ca­sa, Ro­dri­go Maia (DEM-​RJ), é que as vo­ta­ções te­nham iní­cio por vol­ta das 11h e pros­si­gam até as 22h. Após a vo­ta­ção dos des­ta­ques, a pro­pos­ta se­gue pa­ra ser ana­li­sa­da no Se­na­do.

Agên­cia Câ­ma­ra


Rodrigo Maia é o principal articulador da reforma da Previdência na Câmara

Na noi­te des­ta terça-​feira, a ses­são que apro­vou a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia em se­gun­do tur­no co­me­çou às 19h15, de­pois de Ro­dri­go Maia pas­sar o dia es­pe­ran­do a for­ma­ção de quó­rum no ple­ná­rio da Ca­sa. No iní­cio da ma­dru­ga­da, após o anún­cio do pla­car de 370 a fa­vor do tex­to da re­for­ma, 124 con­trá­ri­os e uma abs­ten­ção, Maia co­men­tou acre­di­tar que os des­ta­ques apre­sen­ta­dos à pro­pos­ta se­rão re­jei­ta­dos nes­ta quarta-​feira.

“No pon­to mais po­lê­mi­co, o se­cre­tá­rio Ro­gé­rio Ma­ri­nho já cons­truiu mai­o­ria ao as­si­nar a por­ta­ria que ga­ran­te que ne­nhum bra­si­lei­ro vai re­ce­ber me­nos de um sa­lá­rio mí­ni­mo”, dis­se Maia. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra se re­fe­riu ao des­ta­que que vai ten­tar re­ti­rar da pro­pos­ta o tre­cho, já apro­va­do em pri­mei­ro tur­no, que de­ter­mi­na que o be­ne­fi­ciá­rio re­ce­ba, no ca­so da mor­te de seu par­cei­ro ou par­cei­ra, 60% do be­ne­fí­cio do ti­tu­lar, mais 10% por de­pen­den­te. De acor­do com de­pu­ta­dos da opo­si­ção, a me­di­da per­mi­te o pa­ga­men­to de be­ne­fí­ci­os in­fe­ri­or a um sa­lá­rio mí­ni­mo.

Pa­ra evi­tar a re­ti­ra­da do tre­cho da re­for­ma, o se­cre­tá­rio es­pe­ci­al da Pre­vi­dên­cia, Ro­gé­rio Ma­ri­nho, as­si­nou por­ta­ria que dei­xa cla­ro que ne­nhum pen­si­o­nis­ta te­rá ren­da in­fe­ri­or ao sa­lá­rio mí­ni­mo. Em en­tre­vis­ta ao Con­gres­so em Fo­co, o lí­der do PDT, An­dré Fi­guei­re­do, já adi­an­tou que a por­ta­ria não vai mu­dar a in­ten­ção de al­te­rar o tex­to.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,