Um cha­ma­men­to pú­bli­co do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia, di­vul­ga­do no úl­ti­mo dia 22, es­tá ge­ran­do gran­des ques­ti­o­na­men­tos en­tre em­pre­sas que ope­ram com pro­gra­mas de des­con­tos pa­ra o fun­ci­o­na­lis­mo. O mi­nis­té­rio co­man­da­do por Pau­lo Gue­des de­ci­diu cri­ar um clu­be de des­con­tos pa­ra aten­der to­dos os 1.270.563 ser­vi­do­res fe­de­rais ati­vos e ina­ti­vos, num mo­men­to em que min­gua­ram os re­a­jus­tes sa­la­ri­ais pa­ra tais tra­ba­lha­do­res.

Fa­bio Ro­dri­gues Pozzebom/​Agência Bra­sil


Paulo Guedes decidiu criar um clube de descontos para atender todos os 1.270.563 servidores federais ativos e inativos

Clu­bes de des­con­tos são cri­a­dos com o ob­je­ti­vo de pro­pi­ci­ar às pes­so­as ca­das­tra­das pre­ços me­no­res pa­ra ad­qui­rir uma ga­ma pra­ti­ca­men­te in­fi­ni­ta de pro­du­tos e ser­vi­ços, tais co­mo vi­a­gens aé­re­as, hos­pe­da­gem, me­di­ca­men­tos, au­to­mó­veis, ser­vi­ços mé­di­cos e mui­tos ou­tros. O usuá­rio pa­ga uma men­sa­li­da­de à ins­ti­tui­ção con­tra­ta­da, que ne­go­cia par­ce­ri­as pa­ra ofe­re­cer des­con­tos e ou­tras van­ta­gens aos cli­en­tes.

Trata-​se de um mer­ca­do vas­to e em ple­no cres­ci­men­to. Se­gun­do a As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra das Em­pre­sas do Mer­ca­do de Fi­de­li­za­ção (Abemf), o seg­men­to fa­tu­rou ano pas­sa­do cer­ca de R$ 1,8 bi­lhão, re­cur­sos mo­vi­men­ta­dos pe­los ti­tu­la­res de mais de 124 mi­lhões de ca­das­tros in­di­vi­du­ais. Os ser­vi­do­res pú­bli­cos fe­de­rais for­mam uma fa­tia re­la­ti­va­men­te pe­que­na, do pon­to de vis­ta nu­mé­ri­co, des­se mer­ca­do, mas bas­tan­te co­bi­ça­da em ra­zão do ele­va­do po­der aqui­si­ti­vo de boa par­te do fun­ci­o­na­lis­mo.

Es­pe­ci­a­li­za­do no aten­di­men­to des­sa cli­en­te­la, o em­pre­sá­rio Ro­ber­to Ca­mi­lo, sócio-​diretor da Markt Club, não en­ten­de por que um mi­nis­tro de per­fil li­be­ral co­mo Pau­lo Gue­des re­sol­ve in­ter­fe­rir em um mer­ca­do com ní­ti­da vo­ca­ção pa­ra ser in­te­gral­men­te pri­va­do. “Es­se ser­vi­ço po­de ser pres­ta­do ao ser­vi­dor por meio das as­so­ci­a­ções e sin­di­ca­tos que aten­dem as di­ver­sas car­rei­ras”, afir­ma ele. Nes­se ca­so, a em­pre­sa as­si­na con­tra­tos com as en­ti­da­des pa­ra aten­der aos seus as­so­ci­a­dos.

“Cartas marcadas”

A prin­ci­pal crí­ti­ca de Ro­ber­to Ca­mi­lo é quan­to à fal­ta de trans­pa­rên­cia pa­ra a se­le­ção das em­pre­sas in­te­res­sa­das. O edi­tal do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia exi­ge que elas te­nham ca­pi­la­ri­da­de na­ci­o­nal, par­ce­ria com no mí­ni­mo 100 em­pre­sas de di­ver­sos ra­mos, pla­ta­for­ma mo­bi­le ou web e cen­tral de aten­di­men­to pre­pa­ra­da pa­ra dar con­ta de pe­lo me­nos 127 mil usuá­ri­os.

Mas, ob­ser­va o em­pre­sá­rio, não há ne­nhu­ma in­di­ca­ção so­bre os in­di­ca­do­res ou cri­té­ri­os a se­rem ve­ri­fi­ca­dos pa­ra distingui-​las. En­tre as omis­sões que lhe cha­mam aten­ção es­tão a fal­ta de re­gra pa­ra de­sem­pa­te e a au­sên­cia de te­to pa­ra aba­ter os va­lo­res dos ser­vi­ços pres­ta­dos. De qual­quer ma­nei­ra, ele já de­ci­diu que não par­ti­ci­pa­rá da se­le­ção. “Sem um edi­tal trans­pa­ren­te, com re­gras cla­ras pa­ra a se­le­ção, não te­mos co­mo apre­sen­tar uma pro­pos­ta”, dis­se ao Con­gres­so em Fo­co.

Ou­tro efei­to ne­ga­ti­vo, no seu en­ten­der, é a for­te con­cen­tra­ção de um seg­men­to econô­mi­co que tem na­tu­re­za con­cor­ren­ci­al. Sua sus­pei­ta é que se tra­te de um “edi­tal com car­tas mar­ca­das”. Ca­mi­lo lem­bra que o mi­nis­tro Pau­lo Gue­des é um dos fun­da­do­res do ban­co BTG Pac­tu­al, que re­cen­te­men­te com­prou a Allya Ser­vi­ços Lt­da., uma star­tup que atua co­mo ges­to­ra de clu­be de van­ta­gens.

Ou­tra pos­sí­vel con­cor­ren­te, con­for­me Ro­ber­to Ca­mi­lo, é a Dois5f, que es­tá sob in­ves­ti­ga­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e da Po­lí­cia Fe­de­ral sob a sus­pei­ta de uti­li­zar mé­to­dos in­de­vi­dos pa­ra ven­der seus ser­vi­ços. Gra­va­ção em po­der do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co mos­tra o di­re­tor co­mer­ci­al, An­drey D’Almeida, di­zen­do a um cli­en­te: “Me pa­re­ce que vo­cê co­nhe­ce bem quem es­tá por trás da Dois5f”. É uma re­fe­rên­cia ao ex-​deputado fe­de­ral Le­o­nar­do Quin­tão (MDB-​MG), que che­gou a atu­ar co­mo as­ses­sor in­for­mal do mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil, Onyx Lo­ren­zo­ni, no iní­cio do go­ver­no Bol­so­na­ro.

O que diz o ministério

De acor­do com a as­ses­so­ria de im­pren­sa do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia, to­dos os pro­ce­di­men­tos se­gui­dos são le­gais e não exis­te qual­quer con­fli­to de in­te­res­se en­vol­ven­do o mi­nis­tro Pau­lo Gue­des. Con­for­me a as­ses­so­ria, Gue­des não tem mais ne­nhum vín­cu­lo com o BTG Pac­tu­al.

O Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia tam­bém ne­ga que o as­sun­to es­te­ja fo­ra da sua al­ça­da: “Se­gun­do o De­cre­to nº 9.745, o Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia, por meio da Se­cre­ta­ria de Ges­tão e De­sem­pe­nho de Pes­so­al, é res­pon­sá­vel por for­mu­lar po­lí­ti­cas e di­re­tri­zes pa­ra o aper­fei­ço­a­men­to con­tí­nuo dos pro­ces­sos de ges­tão de pes­so­as no âm­bi­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca fe­de­ral. O mi­nis­té­rio en­ten­de que é pa­pel do em­pre­ga­dor ofe­re­cer ini­ci­a­ti­vas que mo­ti­vem e de­mons­trem cui­da­do com os seus pro­fis­si­o­nais e es­ta é a fi­na­li­da­de do fu­tu­ro clu­be”.

Em no­ta por es­cri­to, a as­ses­so­ria afir­ma ain­da: “O edi­tal se­gue o es­ta­be­le­ci­do na Lei 13.019. Se­gun­do a lei, o cha­ma­men­to pú­bli­co é um pro­ce­di­men­to des­ti­na­do a se­le­ci­o­nar or­ga­ni­za­ção da so­ci­e­da­de ci­vil pa­ra fir­mar par­ce­ria por meio de ter­mo de co­la­bo­ra­ção ou de fo­men­to, ga­ran­tin­do a ob­ser­vân­cia dos prin­cí­pi­os da iso­no­mia, da le­ga­li­da­de, da im­pes­so­a­li­da­de, da mo­ra­li­da­de, da igual­da­de, da pu­bli­ci­da­de, da pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va, da vin­cu­la­ção ao ins­tru­men­to con­vo­ca­tó­rio, do jul­ga­men­to ob­je­ti­vo e dos que lhes são cor­re­la­tos”.

“A pro­pos­ta de cri­a­ção do Clu­be de Des­con­tos é ofe­re­cer um be­ne­fí­cio ex­clu­si­vo pa­ra os ser­vi­do­res pú­bli­cos fe­de­rais. Na­da im­pe­de que os sin­di­ca­tos par­ti­ci­pem do pro­ces­so, des­de que eles aten­dam as con­di­ções do edi­tal”, diz a no­ta en­vi­a­da ao Con­gres­so em Fo­co pe­lo Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia. Por úl­ti­mo, a as­ses­so­ria res­sal­ta que “não se­rá cri­a­do um mo­no­pó­lio por­que mais de uma em­pre­sa po­de­rá ser cre­den­ci­a­da pa­ra ofe­re­cer o Clu­be de Des­con­tos ao ser­vi­dor”.

O pra­zo pa­ra ins­cri­ção dos in­te­res­sa­dos vai até 11 de se­tem­bro. O re­sul­ta­do fi­nal es­tá pre­vis­to pa­ra ser di­vul­ga­do até 7 de no­vem­bro.

De acor­do com o edi­tal, “se­rão ofe­re­ci­das co­mo con­tra­par­ti­das o po­ten­ci­al nú­me­ro de pro­vá­veis par­ti­ci­pan­tes ao clu­be, bem co­mo a pos­si­bi­li­da­de de di­vul­ga­ção do mes­mo nos ca­nais de co­mu­ni­ca­ção da Se­cre­ta­ria de Ges­tão e De­sem­pe­nho de Pes­so­al”. O ter­mo de cre­den­ci­a­men­to te­rá vi­gên­cia por pra­zo de 12 me­ses, con­ta­dos a par­tir da da­ta da as­si­na­tu­ra, po­den­do ser pror­ro­ga­do por meio de ter­mo adi­ti­vo.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

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