Prin­ci­pal ar­ti­cu­la­dor do Con­gres­so, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-​RJ), tem si­do cha­ma­do por co­le­gas de primeiro-​ministro, tal seu po­der pa­ra fa­zer as pau­tas an­da­rem na Ca­sa. E o seu pro­ta­go­nis­mo de­ve cres­cer ain­da mais com o even­tu­al iso­la­men­to do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, em ro­ta de co­li­são com a cú­pu­la de seu par­ti­do. Com Maia, quem tam­bém ten­de a se for­ta­le­cer é o cha­ma­do Cen­trão, gru­po in­for­mal de par­ti­dos en­ca­be­ça­do por de­pu­ta­dos de PP, DEM, PR, PRB, MDB e So­li­da­ri­e­da­de.

Antô­nio Cruz/​Agência Bra­sil


Rodrigo Maia tende a se fortalecer ainda mais com a briga de Bolsonaro com seu partido

Pa­ra o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Cre­o­mar de Sou­za, pro­fes­sor da Fa­cul­da­de Mac­ken­zie em Bra­sí­lia, o rom­pi­men­to en­tre Bol­so­na­ro e uma ala do PSL re­duz a cer­ca de 30 de­pu­ta­dos o to­tal de vo­tos com os quais ele po­de­rá con­tar, de fa­to, pa­ra apro­var su­as pro­pos­tas. Es­se é o nú­me­ro de par­la­men­ta­res que de­ve acom­pa­nhar o pre­si­den­te ca­so ele de­ci­da mu­dar de le­gen­da. Com os de­mais, ele te­rá de ne­go­ci­ar vo­to a vo­to, a exem­plo do que acon­te­ce ho­je com as de­mais ban­ca­das.

“O Con­gres­so ten­de a fi­car mais for­te. A Câ­ma­ra es­tá pa­ci­fi­ca­da pe­la li­de­ran­ça do Ro­dri­go Maia. O Se­na­do ain­da es­tá de­fi­nin­do pa­ra on­de vai. No Se­na­do é mais di­fí­cil de ava­li­ar, por­que há um des­con­ten­ta­men­to com a li­de­ran­ça do [Da­vi] Al­co­lum­bre”, dis­se o pro­fes­sor ao Con­gres­so em Fo­co. Al­co­lum­bre en­fren­ta a re­sis­tên­cia de se­na­do­res que apoi­a­ram sua elei­ção e se sen­tem frus­tra­dos com sua apro­xi­ma­ção com for­ças que der­ro­tou, co­mo o se­na­dor Re­nan Ca­lhei­ros (MDB-​AL) e a ala mais fi­si­o­ló­gi­ca do MDB.

Bri­ga­do com seu pró­prio par­ti­do ou fo­ra de­le, Bol­so­na­ro de­ve­rá fi­car ain­da mais re­fém do Con­gres­so, na ava­li­a­ção de Cre­o­mar. “Tu­do de­pen­de­rá de co­mo ele vai fa­zer o diá­lo­go in­te­rins­ti­tu­ci­o­nal. Ho­je ele tem um par­ti­do com o qual não con­se­gue di­a­lo­gar, por­que o PSL es­tá mais pre­o­cu­pa­do em dar cer­to do que o go­ver­no dê cer­to”, acre­di­ta.

Os des­do­bra­men­tos da re­la­ção do go­ver­no com o Con­gres­so, se­gun­do o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co, vão de­pen­der do com­por­ta­men­to de Bol­so­na­ro.

“Ve­jo ho­je três ce­ná­ri­os: 1 - tu­do me­lho­ra, o go­ver­no apren­de a ser go­ver­no, es­ta­be­le­ce diá­lo­go com o Bra­sil, mon­ta al­gum ti­po de ba­se e avan­ça; 2 - va­mos até o fim do go­ver­no do jei­to que es­tá, vo­tan­do no va­re­jo, ou se­ja, fa­zen­do ar­ran­jo e vo­tan­do; ou 3 - há uma de­gra­da­ção do pro­ces­so do jo­go, is­to é, a Pre­si­dên­cia vai fi­can­do ca­da vez mais fra­ca e o Con­gres­so vai to­can­do o que acha mais im­por­tan­te”, afir­ma o pro­fes­sor, fun­da­dor da Con­sul­to­ria Dhar­ma.

Bol­so­na­ro e seus lí­de­res no Con­gres­so re­for­çam sem­pre que o go­ver­no op­tou por não ter uma ba­se for­ma­li­za­da, por acre­di­ta­rem que is­so é sinô­ni­mo do ve­lho “to­ma lá dá cá”. Pa­ra o ad­vo­ga­do e mes­tre em ci­ên­cia po­lí­ti­ca Mar­ce­lo Is­sa, co­or­de­na­dor da Trans­pa­rên­cia Par­ti­dá­ria, es­se mo­dus ope­ran­di re­for­ça o pro­ta­go­nis­mo do Le­gis­la­ti­vo. “É uma op­ção do pre­si­den­te de mu­nir a sua in­ter­fe­rên­cia no po­der Le­gis­la­ti­vo, com es­sa no­va di­nâ­mi­ca o re­sul­ta­do é o ga­nho de pro­ta­go­nis­mo do Le­gis­la­ti­vo”, ana­li­sa Is­sa.

O ci­en­tis­ta po­lí­ti­co ex­pli­ca que, pa­ra ten­tar im­pe­dir o au­men­to des­se pro­ta­go­nis­mo do Con­gres­so, o pre­si­den­te bus­ca atu­ar so­zi­nho, atra­vés de de­cre­tos. “A ten­dên­cia do Exe­cu­ti­vo é ele bus­car tra­tar de de­ter­mi­na­das ma­té­ri­as por de­cre­tos mais do que nas le­gis­la­tu­ras pas­sa­das”, diz. Des­sa ma­nei­ra, o que es­tá acon­te­cen­do é que ou­tro po­der aca­ba sen­do afe­ta­do, o Ju­di­ciá­rio, pois o nú­me­ro de ação di­re­ta de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de (ADI) só cres­ce e, com is­so, além das der­ro­tas no Le­gis­la­ti­vo, der­ro­tas no Ju­di­ciá­rio aca­ba­rão tam­bém res­pin­gar no Exe­cu­ti­vo e mi­nar ca­da vez mais su­as for­ças.

“Se o Exe­cu­ti­vo não ope­ra o sis­te­ma pre­si­den­ci­a­lis­ta de co­a­li­zão, com as fer­ra­men­tas que te­ria pa­ra fa­zer de ma­nei­ra le­gi­ti­ma, éti­ca e ho­nes­ta, es­se é o re­sul­ta­do”, afir­ma Is­sa.

Des­sa for­ma, o Le­gis­la­ti­vo ten­de a apro­var pau­tas que lhe in­te­res­sa e a re­jei­tar as ma­té­ri­as do go­ver­no. “O Con­gres­so tem ga­nha­do um pro­ta­go­nis­mo e os in­di­ca­do­res de su­ces­so do Exe­cu­ti­vo nas ma­té­ri­as que lhe in­te­res­sa no Con­gres­so Na­ci­o­nal não são sa­tis­fa­tó­ri­as”, diz Mar­ce­lo. Bol­so­na­ro acu­mu­la der­ro­tas em me­di­das pro­vi­só­ri­as e der­ru­ba­das de ve­tos pre­si­den­ci­ais.

Até o mo­men­to, no­ve ve­tos to­tais ou par­ci­ais de Bol­so­na­ro fo­ram der­ru­ba­dos pe­lo Con­gres­so, um ín­di­ce de 24%. A tí­tu­lo de com­pa­ra­ção, es­se per­cen­tu­al era de 9,5% no go­ver­no Dil­ma e 14% na ges­tão de Mi­chel Te­mer, con­for­me mos­trou le­van­ta­men­to do Glo­bo. Das me­di­das pro­vi­só­ri­as as­si­na­das pe­lo mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gue­des, ape­nas três de 11 fo­ram apro­va­das, ou­tro re­cor­de ne­ga­ti­vo des­de 2003. Com Bol­so­na­ro mais iso­la­do, o ris­co é de as der­ro­tas au­men­ta­rem.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

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