A Co­mis­são de Meio Am­bi­en­te e De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (CMADS) da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos apro­vou nes­ta quarta-​feira (23) re­la­tó­rio que per­mi­te a ins­tau­ra­ção de um gru­po par­la­men­tar pa­ra in­ves­ti­gar a atu­a­ção do mi­nis­tro Ri­car­do Sal­les e su­bor­di­na­dos di­an­te das quei­ma­das na Amazô­nia. O re­la­tó­rio foi apre­sen­ta­do pe­la de­pu­ta­da Fer­nan­da Mel­chi­on­na (PSOL-​RS), em for­ma de Pro­pos­ta de Fis­ca­li­za­ção e Con­tro­le (PFC).

Jo­sé Cruz/​Agência Bra­sil


CMA aprovou Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) para apurar atuação de Salles diante das queimadas da Amazônia

“A apro­va­ção não foi um pro­ces­so fá­cil, mas foi um re­sul­ta­do de uma cons­tru­ção co­le­ti­va. Uma das prin­ci­pais atri­bui­ções do le­gis­la­ti­vo é a fis­ca­li­za­ção e o con­tro­le, por­tan­to não po­de­mos si­len­ci­ar pe­ran­te o au­men­to ex­po­nen­ci­al do des­ma­ta­men­to da Amazô­nia. Ti­ve­mos um cres­ci­men­to de 82% das quei­ma­das com in­dí­ci­os de atos cri­mi­no­sos. O go­ver­no foi avi­sa­do di­as an­tes do ‘dia do fo­go’ e não fez na­da efi­ci­en­te pa­ra evitá-​lo. Te­re­mos uma co­mis­são que ou­vi­rá as po­pu­la­ções atin­gi­das e is­so é es­sen­ci­al”, afir­ma a de­pu­ta­da.

A pro­pos­ta pre­vê a fis­ca­li­za­ção do des­ma­ta­men­to e quei­ma­das em di­ver­sos bi­o­mas do país. Se os de­pu­ta­dos en­ten­de­rem que Sal­les foi ne­gli­gen­te ao li­dar com os de­sas­tres, o co­le­gi­a­do po­de so­li­ci­tar o afas­ta­men­to de­le ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co por cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de.

Os de­pu­ta­dos de­vem re­a­li­zar vi­si­tas aos lo­cais afe­ta­dos pa­ra ava­li­ar os es­tra­gos, ana­li­sar o or­ça­men­to pre­vis­to e exe­cu­ta­do pa­ra pre­ven­ção e com­ba­te às cha­mas e ou­vir ór­gãos pú­bli­cos e so­ci­e­da­de ci­vil pa­ra pro­por so­lu­ções ao pro­ble­ma.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,