Em Lon­dres pa­ra uma sé­rie de com­pro­mis­sos ofi­ci­ais, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Ro­dri­go Maia (DEM-​RJ), co­brou do Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te um po­si­ci­o­na­men­to ofi­ci­al so­bre a de­cla­ra­ção do mi­nis­tro Ri­car­do Sal­les que su­ge­re que um na­vio do Gre­en­pe­a­ce va­zou óleo no li­to­ral do Nor­des­te. O pe­di­do de Maia te­ve qua­se três mil “li­kes” no Twit­ter, mas re­ce­beu, co­mo res­pos­ta de Sal­les, mais uma acu­sa­ção con­tra a or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal.

Reprodução/​Twitter


Salles publicou uma foto do navio do Greenpeace no Twitter, relacionando a ONG ao óleo no Nordeste

“Pre­si­den­te, o na­vio do Gre­en­pe­a­ce con­fir­ma que na­ve­gou pe­la cos­ta do Bra­sil na épo­ca do apa­re­ci­men­to do óleo ve­ne­zu­e­la­no, e as­sim co­mo seus mem­bros em ter­ra, não se pron­ti­fi­cou a aju­dar”, es­cre­veu Sal­les em res­pos­ta a Maia. Foi a mes­ma res­pos­ta ofi­ci­al que o Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te en­vi­ou ao Con­gres­so em Fo­co. Ve­ja:

“Es­ta­mos es­pe­ran­do uma po­si­ção ofi­ci­al do Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te”, dis­se um pou­co an­tes o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, que, des­ta for­ma, vol­tou a cri­ti­car o go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro. Maia ain­da com­par­ti­lhou a ma­té­ria do Con­gres­so em Fo­co que mos­tra a de­cla­ra­ção do mi­nis­tro Ri­car­do Sal­les em re­la­ção ao de­sas­tre am­bi­en­tal: “Tem umas coin­ci­dên­ci­as na vi­da né… Pa­re­ce que o na­vio do #gre­en­pi­xe es­ta­va jus­ta­men­te na­ve­gan­do em águas in­ter­na­ci­o­nais, em fren­te ao li­to­ral bra­si­lei­ro bem na épo­ca do der­ra­ma­men­to de óleo ve­ne­zu­e­la­no…”, es­cre­veu Sal­les no Twit­ter. Ve­ja:

De­pu­ta­dos da opo­si­ção tam­bém cri­ti­ca­ram a fa­la do mi­nis­tro. Sâ­mia Bon­fim (Psol-​SP), por exem­plo, cha­mou o mi­nis­tro de le­vi­a­no e pa­té­ti­co. “Ges­to de de­ses­pe­ro de quem sa­be não ter mais ne­nhu­ma con­di­ção de se­guir no car­go. Re­nun­cie, mi­nis­tro. O Bra­sil se­rá me­lhor sem o se­nhor”, afir­mou a de­pu­ta­da. “Ca­da vez mais as­sis­ti­mos cri­an­ças, por to­do mun­do, se en­vol­ven­do com o te­ma am­bi­en­tal. Na­tu­ral, o pre­sen­te e fu­tu­ro es­tão ame­a­ça­dos. Aqui, te­mos um mi­nis­tro que não con­se­gue se com­por­tar com a mí­ni­ma ma­tu­ri­da­de des­sas cri­an­ças. La­men­tá­vel”, acres­cen­tou Mar­ce­lo Frei­xo (Psol-​RJ).

Pro­cu­ra­do, o Gre­en­pe­a­ce re­ba­teu a acu­sa­ção de Sal­les di­zen­do que o seu na­vio pas­sou per­to da cos­ta bra­si­lei­ra pa­ra um mo­ti­vo opos­to ao su­ge­ri­do pe­lo mi­nis­tro: ras­tre­ar pos­sí­veis ame­a­ças ao meio am­bi­en­te. “O nos­so na­vio Es­pe­ran­za faz par­te de uma cam­pa­nha in­ter­na­ci­o­nal cha­ma­da “Pro­te­ja os Oce­a­nos”, que saiu do Ár­ti­co e vai até a An­tár­ti­da ao lon­go de um ano, de­nun­ci­an­do as ame­a­ças aos ma­res. Ele pas­sou pe­la Gui­a­na Fran­ce­sa, en­tre agos­to e se­tem­bro, on­de re­a­li­zou uma ex­pe­di­ção de do­cu­men­ta­ção e pes­qui­sa do re­ci­fe co­nhe­ci­do co­mo Co­rais da Amazô­nia, com o pro­pó­si­to de lu­tar pe­la pro­te­ção dos oce­a­nos e con­tra a ex­plo­ra­ção de pe­tró­leo em lo­cais sen­sí­veis pa­ra a bi­o­di­ver­si­da­de ma­ri­nha”, in­for­mou. O Gre­en­pe­a­ce pro­me­te ir à Jus­ti­ça con­tra a de­cla­ra­ção de Sal­les.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,