Di­an­te das ma­ni­fes­ta­ções po­pu­la­res pe­din­do o re­tor­no da pri­são em se­gun­da ins­tân­cia, que foi en­ten­di­da co­mo in­cons­ti­tu­ci­o­nal pe­lo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), da li­ber­ta­ção de Lu­la e de ou­tros pre­sos da La­va Ja­to, de­pu­ta­dos da ala bi­va­ris­ta do PSL pro­me­tem tra­var o an­da­men­to de to­das as pau­tas no Ple­ná­rio até que a pro­pos­ta de emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) que tra­ta do as­sun­to es­te­ja ca­mi­nhan­do den­tro da Câ­ma­ra. Es­ta ação po­de bar­rar pro­je­tos im­por­tan­tes pa­ra o go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro.

Fe­li­pe Frazão/​Agência Bra­sil

Os de­pu­ta­dos pro­me­te­ram, em co­mu­ni­ca­do en­vi­a­do ao pre­si­den­te da Ca­sa, Ro­dri­go Maia (DEM-​RJ), que es­tão em re­gi­me de obs­tru­ção até que a me­di­da es­te­ja na pau­ta. Ape­sar de te­rem usa­do o ter­mo “obs­tru­ção” no co­mu­ni­ca­do, es­te re­gi­me só po­de ser ado­ta­do pe­lo lí­der do par­ti­do na Câ­ma­ra, ou se­ja, pe­lo fi­lho do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Edu­ar­do Bol­so­na­ro (SP) que não as­si­nou a car­ta. Po­rém, ca­so to­dos os 14 de­pu­ta­dos que as­si­na­ram o do­cu­men­to ten­tem cum­prir a pro­mes­sa, mes­mo que tec­ni­ca­men­te não es­tan­do em obs­tru­ção, na prá­ti­ca eles po­dem atra­pa­lhar o an­da­men­to dos tra­ba­lhos.

Ca­be res­sal­tar que, mes­mo que se­ja apro­va­da a PEC que pre­vê o cum­pri­men­to de pri­são an­tes do pro­ces­so ter seu trân­si­to em jul­ga­do, ou se­ja, an­tes do fim de to­do o trâ­mi­te pro­ces­su­al, os mi­nis­tros do STF de­ve­rão jul­gar se es­ta é ou não uma cláu­su­la pé­trea da Car­ta Mag­na.

Uma das ma­nei­ras de atra­pa­lhar o an­da­men­to dos tra­ba­lhos do Ple­ná­rio é sim­ples­men­te não re­gis­tran­do pre­sen­ça. Na Câ­ma­ra, os lí­de­res do Po­de­mos, No­vo e Ci­da­da­nia já anun­ci­a­ram que im­pe­di­rão vo­ta­ções im­por­tan­tes do go­ver­no pa­ra for­çar o an­da­men­to da PEC que tra­ta da pri­são em se­gun­da ins­tân­cia. Se os de­pu­ta­dos do PSL ade­ri­rem a es­te mo­vi­men­to e não re­gis­trar pre­sen­ça, po­de atra­pa­lhar, e mui­to, as vo­ta­ções. Não é des­car­ta­do tam­bém a pos­si­bi­li­da­de da opo­si­ção, que em gran­de mai­o­ria é con­trá­ria a pri­são em se­gun­da ins­tân­cia, ade­rir à obs­tru­ção ape­nas pa­ra der­ru­bar pau­tas do go­ver­no.

Den­tre as pau­tas pre­vis­tas pa­ra vo­ta­ção nes­ta se­ma­na es­tá a Me­di­da Pro­vi­só­ria (MP) 890/​19, que tra­ta da cri­a­ção do pro­gra­ma Mé­di­cos Pe­lo Bra­sil. Es­ta é uma me­di­da do go­ver­no fe­de­ral pa­ra subs­ti­tuir o pro­gra­ma dos go­ver­no pe­tis­tas, Mais Mé­di­cos.

Ou­tra me­di­da im­por­tan­te pa­ra Jair Bol­so­na­ro e que es­tá pre­vis­ta na pau­ta é a MP 893/​19, que trans­fe­re o an­ti­go Con­se­lho de Con­tro­le de Ati­vi­da­des Fi­nan­cei­ras (Co­af) do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia pa­ra o Ban­co Cen­tral (BC). Além dis­so, tam­bém mu­da o no­me do ór­gão pa­ra Uni­da­de de In­te­li­gên­cia Fi­nan­cei­ra (UIF) e al­te­ra sua es­tru­tu­ra.

A MP 894/​19, que ins­ti­tui o pa­ga­men­to de pen­são men­sal vi­ta­lí­cia, no va­lor de um sa­lá­rio mí­ni­mo, pa­ra cri­an­ças com sín­dro­me de­cor­ren­te do Zi­ka ví­rus, tam­bém es­tá pre­vis­ta na pau­ta e de­ve, em ca­so de cum­pri­men­to das pro­mes­sas, so­frer com as me­di­das de obs­tru­ção.

Tec­ni­ca­men­te fa­lan­do, a obs­tru­ção é um re­cur­so uti­li­za­do pe­los par­la­men­ta­res com o ob­je­ti­vo de im­pe­dir o pros­se­gui­men­to dos tra­ba­lhos. Os me­ca­nis­mos mais uti­li­za­dos são os pro­nun­ci­a­men­tos, pe­di­dos de adi­a­men­to da dis­cus­são e da vo­ta­ção e saí­da do Ple­ná­rio pa­ra evi­tar quó­rum. A obs­tru­ção só po­de ser anun­ci­a­da pe­lo lí­der do par­ti­do na Ca­sa, po­rém, co­mo foi ex­pli­ca­do an­te­ri­or­men­te, al­gu­mas me­di­das iso­la­das po­dem ser ado­ta­das in­di­vi­du­al­men­te pe­los de­pu­ta­dos.

Os par­la­men­ta­res do PSL que as­si­na­ram a car­ta são: Joi­ce Has­sel­mann (SP), De­le­ga­do Pa­blo (AM), Fe­lí­cio La­ter­ça (RJ), Daya­ne Pi­men­tel (BA), Ju­nio Bo­zel­la (SP), Co­ro­nel Ta­deu (SP), So­raya Ma­na­to (ES), Hei­tor Frei­re (CE), Lou­ri­val Go­mes (RJ), Les­ter Tru­tis (MS), Fá­bio Schi­o­chet (SC), Gur­gel (RJ), Ne­reu Cris­pim (RS) e Ju­li­an Le­mos (PB).

Carta enviada a Rodrigo Maia na íntegra

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Ex­ce­len­tís­si­mo Se­nhor Pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. De­pu­ta­do Fe­de­ral RODRIGO MAIA

COMUNICADO

Os DEPUTADOS FEDERAIS abai­xo as­si­na­dos, no ple­no exer­cí­cio do man­da­to nes­ta Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, vêm pe­lo pre­sen­te, EXPOR e REQUERER:

1 - Foi en­cer­ra­do o jul­ga­men­to no STF - Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, na da­ta de on­tem, 07 de no­vem­bro de 2.019, das ações que tra­ta­vam da pos­si­bi­li­da­de ju­rí­di­ca da pri­são após con­de­na­ção em se­gun­da ins­tân­cia.

2 - Co­mo se sa­be, a vo­ta­ção foi aper­ta­da, pe­lo pla­car de 6 x 5 con­tra­ri­a­men­te à pos­si­bi­li­da­de da pri­são an­te­ri­or­men­te ao trân­si­to em jul­ga­do da de­ci­são con­de­na­tó­ria.

3 - En­ten­de­mos que es­ta de­ci­são, em que pe­se o res­pei­to de­vi­do à de­ci­são da Cor­te Su­pre­ma, não aten­de os an­sei­os da so­ci­e­da­de de aca­bar com a cor­rup­ção e de aca­bar com a im­pu­ni­da­de.

4 - Nos­sa ban­dei­ra de cam­pa­nha nas elei­ções de 2.018 foi jus­ta­men­te, den­tre ou­tros pon­tos, de­fen­der a pos­si­bi­li­da­de da pri­são em se­gun­da ins­tân­cia, co­mo for­ma de aca­bar com a im­pu­ni­da­de e
di­mi­nuir a cor­rup­ção.

5 - Exis­tem em tra­mi­ta­ção nes­te Con­gres­so Na­ci­o­nal, quer na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, quer no Se­na­do Fe­de­ral, pro­pos­tas que pre­ten­dem per­mi­tir a pri­são em se­gun­da ins­tân­cia, colocando-​a, ex­pres­sa­men­te, no or­de­na­men­to ju­rí­di­co na­ci­o­nal.

6 - Vis­to tu­do is­to, sentimo-​nos na obri­ga­ção de de­fen­der a von­ta­de da so­ci­e­da­de, nes­te mo­men­to, mar­can­do po­si­ci­o­na­men­to. Aliás, co­mo re­pre­sen­tan­tes dos elei­to­res, é na­da mais do que nos­sa obri­ga­ção.

REQUEREMOS fi­que ano­ta­do, com a pre­sen­te COMUNICAÇÃO, a par­tir des­ta da­ta, o re­gi­me de OBSTRUÇÃO de to­das as vo­ta­ções, até que se­jam co­lo­ca­das em pau­ta, to­das as ini­ci­a­ti­vas que tra­tam des­sa ma­té­ria.

Bra­sí­lia, 08 de no­vem­bro de 2019

JOICE HASSELMANN De­pu­ta­da Fe­de­ral PSL/​SP
DELEGADO PABLO De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​AM
FELÍCIO LATERÇA De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​RJ
DAYANE PIMENTEL De­pu­ta­da Fe­de­ral PSL/​BA
JUNIO BOZELLA De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​SP
CORONEL TADEU De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​SP
SORAYA MANATO De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​ES
HEITOR FREIRE De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​CE
LOURIVAL GOMES De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​RJ
LOESTER TRUTIS De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​MS
FÁBIO SCHIOCHET De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​SC
GURGEL De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​RJ
NEREU CRISPIM De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​RS
JULIAN LEMOS De­pu­ta­do Fe­de­ral PSL/​PB

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,