Lula quer Recife como primeira viagem após sair da prisão

segunda-feira, 11 de novembro de 2019 09:36 Notícias

A pri­mei­ra vi­a­gem po­lí­ti­ca que o ex-​presidente Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va (PT) de­ve par­ti­ci­par após ter saí­do da pri­são em Cu­ri­ti­ba “pro­va­vel­men­te se­rá em Re­ci­fe”, dis­se ao Con­gres­so em Fo­co o de­pu­ta­do e ex-​líder do go­ver­no de Dil­ma Rous­seff na Câ­ma­ra Jo­sé Gui­ma­rães (PT-​CE).

Di­vul­ga­ção Te­re­sa Leitão/​PT


Ex-presidente deve participar de Festival Lula Livre nos dias 17 e 18 de novembro

De acor­do com o de­pu­ta­do, que ho­je é vice-​líder da mi­no­ria, a vi­a­gem de­ve acon­te­cer ain­da no mês de no­vem­bro e an­tes do Con­gres­so Na­ci­o­nal do PT, mar­ca­do pa­ra os di­as 22, 23 e 24 em São Pau­lo, quan­do Glei­si Hoff­mann de­ve ser re­e­lei­ta pre­si­den­te do par­ti­do.

O go­ver­na­dor do Pi­auí, Wel­ling­ton Di­as (PT), tam­bém con­fir­mou ao si­te a in­ten­ção do pre­si­den­te e afir­mou que ele quer par­ti­ci­par do even­to Lu­la Li­vre nos di­as 16 e 17. O ato já es­ta­va pro­gra­ma­do an­tes do ex-​presidente sair da pri­são e con­ta com atra­ções co­mo os can­to­res Mar­ce­lo Je­ne­ci, Odair Jo­sé e Mun­do Li­vre SA.

Di­as e Gui­ma­rães es­ti­ve­ram em São Ber­nar­do do Cam­po (SP) no sá­ba­do (9) pa­ra acom­pa­nhar o dis­cur­so de Lu­la na se­de do sin­di­ca­to dos me­ta­lúr­gi­cos do ABC Pau­lis­ta.

O go­ver­na­dor do Pi­auí de­cla­rou que o ex-​presidente quer fo­car em cons­truir um pro­je­to al­ter­na­ti­vo ao do go­ver­no fe­de­ral co­man­da­do por Jair Bol­so­na­ro. Se­gun­do Di­as, os fo­cos nos quais Lu­la quer tra­ba­lhar são o com­ba­te à pre­ca­ri­za­ção do em­pre­go, a se­gu­ran­ça pú­bli­ca, o meio am­bi­en­te e as re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais.

“Ele es­tá pre­o­cu­pa­do es­pe­ci­al­men­te com a de­mo­cra­cia e a vol­ta do cres­ci­men­to da mi­sé­ria e da po­bre­za no Bra­sil e por is­to, creio que a agen­da em re­giões co­mo o Nor­des­te tem es­te te­ma no cen­tro”, dis­se o go­ver­na­dor.

Além do even­to mar­ca­do pa­ra os di­as 17 e 18, o ve­re­a­dor e ex-​prefeito do Re­ci­fe João da Cos­ta (PT) ten­ta apro­var na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal da ci­da­de um tí­tu­lo de ci­da­dão pa­ra Lu­la. O ex-​presidente da Re­pú­bli­ca nas­ceu na ci­da­de per­nam­bu­ca­na de Ca­e­tés, dis­tan­te cer­ca de 250 quilô­me­tros da ca­pi­tal do es­ta­do.

Lu­la fi­cou pre­so por 580 di­as na Su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral em Cu­ri­ti­ba. Após ser sol­to no úl­ti­mo sá­ba­do (8), be­ne­fi­ci­a­do por de­ci­são do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral que proi­biu pri­são em se­gun­da ins­tân­cia, o pe­tis­ta foi à São Ber­nar­do do Cam­po (SP), on­de man­tém re­si­dên­cia atu­al­men­te.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,