De­zem­bro de 2019 foi o mês em que as fa­mí­li­as bra­si­lei­ras mais se en­di­vi­da­ram nos úl­ti­mos no­ve anos. A in­fla­ção em 2019 ba­teu 4,31%, o se­tor mais que mais con­tri­buiu pa­ra es­te nú­me­ro foi o de “ali­men­ta­ção e be­bi­das”, que so­zi­nho apre­sen­tou al­ta de 6,37% no ano, o que ge­rou im­pac­to de 1,57 pon­to per­cen­tu­al no to­tal.

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Se­gun­do a Pes­qui­sa de En­di­vi­da­men­to e Ina­dim­plên­cia do Con­su­mi­dor (Peic), re­a­li­za­da pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Co­mér­cio de Bens, Ser­vi­ços e Tu­ris­mo (CNC), o ín­di­ce de en­di­vi­da­men­to em 2019 al­can­çou 65,6%, sen­do es­te o mai­or per­cen­tu­al da sé­rie his­tó­ri­ca des­de ja­nei­ro de 2010. Em no­vem­bro o ín­di­ce já es­ta­va em 65,1%.

O pre­si­den­te da CNC, Jo­sé Ro­ber­to Ta­dros, ava­lia que o re­sul­ta­do, ape­sar de li­gar o si­nal de aler­ta, não po­de ser con­si­de­ra­do ne­ga­ti­vo. Se­gun­do ele, co­mo o en­di­vi­da­men­to não foi acom­pa­nha­do de um au­men­to ex­pres­si­vo da ina­dim­plên­cia, os da­dos in­di­cam uma dí­vi­da com res­pon­sa­bi­li­da­de e com­pa­tí­vel com a ren­da das fa­mí­li­as. “A ten­dên­cia de al­ta do en­di­vi­da­men­to es­tá as­so­ci­a­da à am­pli­a­ção do mer­ca­do de cré­di­to ao con­su­mi­dor, im­pul­si­o­na­da por fa­to­res co­mo a me­lho­ra re­cen­te no mer­ca­do de tra­ba­lho, so­bre­tu­do no em­pre­go for­mal, e a re­du­ção das ta­xas de ju­ros pa­ra pa­ta­ma­res mí­ni­mos his­tó­ri­cos, o que per­mi­tiu a re­du­ção do cus­to do cré­di­to”, afir­ma Ta­dros.

Ou­tro da­do que re­for­ça o pon­to des­ta­ca­do pe­lo pre­si­den­te da CNC é a par­ce­la mé­dia da ren­da com­pro­me­ti­da com dí­vi­das, que, ape­sar de ter au­men­ta­do no com­pa­ra­ti­vo anu­al (29,7% con­tra 29,3%), re­cu­ou em de­zem­bro pa­ra o me­nor pa­ta­mar des­de ju­nho de 2019. “As par­ce­las es­tão me­no­res, e as fa­mí­li­as têm con­se­gui­do se or­ga­ni­zar pa­ra aco­mo­dar os pa­ga­men­tos den­tro do or­ça­men­to men­sal”, en­dos­sa a eco­no­mis­ta da CNC res­pon­sá­vel pe­la pes­qui­sa, Ma­ri­an­ne Han­son.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

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