O Bra­sil pos­sui uma sé­rie de de­fi­ci­ên­ci­as nas po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das ao al­can­ce da igual­da­de de gê­ne­ro. É o que mos­tra uma au­di­to­ria do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU) pa­ra ava­li­ar se o país es­tá cum­prin­do as me­tas pre­vis­tas no do­cu­men­to Ob­je­ti­vo de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (ODS 5), es­ta­be­le­ci­do na Agen­da 2030 , das Na­ções Uni­das (ONU).

Fer­nan­do Frazão/​Agência Bra­sil


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Di­vul­ga­do pe­lo TCU em no­vem­bro do ano pas­sa­do, o do­cu­men­to apon­ta o des­ca­so do go­ver­no fe­de­ral em tra­tar o te­ma da igual­da­de de gê­ne­ro co­mo al­go pri­o­ri­tá­rio. “Des­de 2015, iní­cio da vi­gên­cia da Agen­da 2030, se­gui­das mu­dan­ças, de­cor­ren­tes de fa­to­res econô­mi­cos e da fal­ta de pri­o­ri­za­ção do go­ver­no fe­de­ral na te­má­ti­ca, im­pli­ca­ram re­du­ção de 80% da do­ta­ção or­ça­men­tá­ria do ór­gão e de 42,3% do qua­dro de pes­so­al”, afir­ma a re­la­to­ra do pro­ces­so, a mi­nis­tra do TCU Ana Ar­ra­es, no do­cu­men­to.

De acor­do com a au­di­to­ria, es­ta bai­xa no or­ça­men­to pro­vo­cou a re­du­ção do qua­dro de ser­vi­do­res, além de uma re­du­ção na exe­cu­ção or­ça­men­tá­ria da Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas pa­ra as mu­lhe­res (SNPM), en­tre 2013 e 2018.

Al­guns dos prin­ci­pais pon­tos a se­rem im­ple­men­ta­dos pe­los paí­ses, até o ano de 2030, que fo­ram acer­ta­dos no Ob­je­ti­vo 5 da Agen­da são: al­can­çar a igual­da­de de gê­ne­ro e em­po­de­rar to­das as mu­lhe­res e me­ni­nas; aca­bar com to­das as for­mas de dis­cri­mi­na­ção con­tra to­das as mu­lhe­res e me­ni­nas em to­da par­te; ga­ran­tir a par­ti­ci­pa­ção ple­na e efe­ti­va das mu­lhe­res e a igual­da­de de opor­tu­ni­da­des pa­ra a li­de­ran­ça em to­dos os ní­veis de to­ma­da de de­ci­são na vi­da po­lí­ti­ca, econô­mi­ca e pú­bli­ca e as­se­gu­rar o aces­so uni­ver­sal à saú­de se­xu­al e re­pro­du­ti­va.

Na au­di­to­ria, o Tri­bu­nal cons­ta­tou que a di­fe­ren­ça sa­la­ri­al de gê­ne­ro vem se man­ten­do cons­tan­te no Bra­sil nos úl­ti­mos anos.” As mu­lhe­res pos­su­em jor­na­da de tra­ba­lho não re­mu­ne­ra­do su­pe­ri­or à dos ho­mens. Es­sa car­ga ex­tra de tra­ba­lho do­més­ti­co au­men­ta a des­van­ta­gem com­pe­ti­ti­va”, diz o do­cu­men­to.

A fis­ca­li­za­ção do TCU iden­ti­fi­cou ain­da a ino­pe­rân­cia dos me­ca­nis­mos de ar­ti­cu­la­ção, in­su­fi­ci­ên­cia da trans­pa­rên­cia or­ça­men­tá­ria das ações sob a res­pon­sa­bi­li­da­de de ór­gãos se­to­ri­ais que atu­am com o te­ma e pro­ble­mas de co­or­de­na­ção en­tre os ministérios/​órgãos fe­de­rais se­to­ri­ais e ór­gãos de co­or­de­na­ção das po­lí­ti­cas de gê­ne­ro.

A au­di­to­ria foi re­a­li­za­da de 14 de maio a 28 de agos­to de 2018, nos se­guin­tes ór­gãos e en­ti­da­des: Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­ca pa­ra Mu­lhe­res (SNPM) , Mi­nis­té­rio dos Di­rei­tos Hu­ma­nos; Se­cre­ta­ria de Go­ver­no da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca; Ca­sa Ci­vil da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca; Mi­nis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to, De­sen­vol­vi­men­to e Ges­tão; Mi­nis­té­rio do De­sen­vol­vi­men­to So­ci­al; Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho; Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção; Mi­nis­té­rio da Saú­de e Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

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