A Se­cre­ta­ria da Saú­de de Mi­nas Ge­rais anun­ci­ou um ca­so sus­pei­to de co­ro­na­ví­rus. Na úl­ti­ma ter­ça (21) uma pa­ci­en­te de 35 anos foi in­ter­na­da na UPA Cen­tro Sul de Be­lo Ho­ri­zon­te. Ela es­te­ve em Shan­gai e che­gou em BH no dia 18 com sin­to­mas res­pi­ra­tó­ri­os com­pa­tí­veis com a do­en­ça. A pre­sen­ça do ví­rus sur­giu em de­zem­bro na ci­da­de chi­ne­sa de Wuhan e já ma­tou 17 pes­so­as.

Pi­xa­bay


Imagem ilustrativa de vírus

O ca­so foi no­ti­fi­ca­do co­mo sus­pei­to pe­la se­cre­ta­ria es­ta­du­al. O ór­gão le­vou em con­ta o “con­tex­to epi­de­mi­o­ló­gi­co atu­al do país on­de a pa­ci­en­te es­te­ve, foi con­si­de­ra­da a hi­pó­te­se de do­en­ça cau­sa­da pe­lo no­vo Co­ro­na­ví­rus, que é mi­cro­or­ga­nis­mo de aler­ta sa­ni­tá­rio in­ter­na­ci­o­nal, con­si­de­ran­do o po­ten­ci­al pan­dê­mi­co com al­to ris­co à vi­da e im­pac­to as­sis­ten­ci­al”.

A pa­ci­en­te es­tá cli­ni­ca­men­te es­tá­vel e o ca­so se­gue em in­ves­ti­ga­ção. O Mi­nis­té­rio da Saú­de des­car­tou a pos­si­bi­li­da­de de que o ca­so em ques­tão pos­sa ser en­qua­dra­do co­mo sus­pei­to de co­ro­na­ví­rus.

China

Já são 17 mor­tes de­cor­ren­tes da in­fec­ção pe­lo no­vo ti­po de co­ro­na­ví­rus de­te­ta­do na Chi­na. Já são mais de 550 pes­so­as in­fec­ta­das. A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) reúne-​se pa­ra de­ci­dir se de­ve de­cla­rar uma “emer­gên­cia de saú­de pú­bli­ca de in­te­res­se in­ter­na­ci­o­nal”.

A Co­mis­são Na­ci­o­nal de Saú­de chi­ne­sa ha­via aler­ta­do que o no­vo ti­po de co­ro­na­ví­rus po­de­ria “so­frer mu­ta­ções e espalhar-​se mais fa­cil­men­te”.

O que é Coronavírus

Os co­ro­na­ví­rus (CoV) são uma gran­de fa­mí­lia vi­ral, co­nhe­ci­dos des­de me­a­dos dos anos 1960, que cau­sam in­fec­ções res­pi­ra­tó­ri­as em se­res hu­ma­nos e em ani­mais. Ge­ral­men­te, in­fec­ções por co­ro­na­ví­rus cau­sam do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as le­ves a mo­de­ra­das, se­me­lhan­tes a um res­fri­a­do co­mum.

A mai­o­ria das pes­so­as se in­fec­ta com os co­ro­na­ví­rus co­muns ao lon­go da vi­da, sen­do as cri­an­ças pe­que­nas mais pro­pen­sas a se in­fec­ta­rem. Se­gun­do in­for­ma­ções di­vul­ga­das pe­lo Cen­tro de Con­tro­le de Do­en­ças Ame­ri­ca­do - CDC e Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de – WHO, as au­to­ri­da­des chi­ne­sas re­la­ta­ram que um no­vo co­ro­na­ví­rus (nCoV) foi iden­ti­fi­ca­do no país. Atu­al­men­te são 300 ca­sos con­fir­ma­dos na Chi­na.

No dia 21 de ja­nei­ro de 2020 foi iden­ti­fi­ca­do o pri­mei­ro ca­so nos EUA. Tam­bém já fo­ram iden­ti­fi­ca­dos ca­sos em ou­tros paí­ses (Ja­pão, Tai­lân­dia, Co­reia do Sul), to­dos os ca­sos iden­ti­fi­ca­dos fo­ram de pes­so­as que es­ti­ve­ram na re­gião de trans­mis­são.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,