O Diá­rio Ofi­ci­al da União des­ta segunda-​feira (10) traz a me­di­da pro­vi­só­ria (MP 921/​20) que abre cré­di­to ex­tra­or­di­ná­rio, em fa­vor do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, no to­tal de R$ 11.287.803,00. O re­cur­so é pa­ra ser apli­ca­do no en­fren­ta­men­to da “Emer­gên­cia de Saú­de Pú­bli­ca de Im­por­tân­cia In­ter­na­ci­o­nal De­cor­ren­te do Co­ro­na­ví­rus”.

Go­ver­no da Chi­na


Chinesas usam máscara para se proteger do coronavírus

Os 34 bra­si­lei­ros res­ga­ta­dos na Chi­na - são 31 re­pa­tri­a­dos e três di­plo­ma­tas - che­ga­ram à Ba­se Aé­rea de Aná­po­lis, em Goiás, na ma­nhã des­se do­min­go (9). Eles vi­e­ram em dois aviões da For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra (FAB) en­vi­a­dos ao país asiá­ti­co na úl­ti­ma quarta-​feira (5).

As ae­ro­na­ves pou­sa­ram às 6h05 e 6h12 vin­das de For­ta­le­za, úl­ti­ma es­ca­la téc­ni­ca no tra­je­to da cha­ma­da Ope­ra­ção Re­gres­so.

O res­ga­te foi fei­to na ci­da­de chi­ne­sa de Wuhan, epi­cen­tro do sur­to mun­di­al do co­ro­na­ví­rus. As ae­ro­na­ves tam­bém trou­xe­ram qua­tro po­lo­ne­ses e um chi­nês que de­sem­bar­ca­ram em Var­só­via, na Polô­nia, um dos lo­cais de es­ca­la pa­ra abas­te­ci­men­to.

Os co­ro­na­ví­rus são co­nhe­ci­dos des­de me­a­dos dos anos 1960 e já es­ti­ve­ram as­so­ci­a­dos a ou­tros epi­só­di­os de aler­ta in­ter­na­ci­o­nal nos úl­ti­mos anos. Em 2002, uma va­ri­an­te ge­rou um sur­to de sín­dro­me res­pi­ra­tó­ria agu­da gra­ve (Sars) que tam­bém te­ve iní­cio na Chi­na e atin­giu mais de 8 mil pes­so­as. Em 2012, um no­vo co­ro­na­ví­rus cau­sou uma sín­dro­me res­pi­ra­tó­ria no Ori­en­te Mé­dio, que foi cha­ma­da de Mers.

A atu­al trans­mis­são foi iden­ti­fi­ca­da em 7 de ja­nei­ro. O es­cri­tó­rio da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) na Chi­na bus­ca­va res­pos­tas pa­ra ca­sos de uma pneu­mo­nia de eti­o­lo­gia, até en­tão des­co­nhe­ci­da, que afe­ta­va mo­ra­do­res na ci­da­de de Wuhan. No dia 11 de ja­nei­ro, um mer­ca­do de fru­tos do mar foi apon­ta­do co­mo o lo­cal de ori­gem da trans­mis­são. O es­pa­ço foi fe­cha­do pe­lo go­ver­no chi­nês.

* Com in­for­ma­ções da Agên­cia Câ­ma­ra

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,