O mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Abraham Wein­traub, com­pa­re­ce­rá à Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do pa­ra fa­lar so­bre os pro­ble­mas com a cor­re­ção e atri­bui­ção de no­tas do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem). “Nes­ta ter­ça, 11/​02, às 11h, es­ta­rei à dis­po­si­ção no Se­na­do pa­ra es­cla­re­cer as inú­me­ras men­ti­ras que fo­ram pro­pa­ga­das so­bre o Enem 2019 e mos­trar o tra­ba­lho que es­ta­mos re­a­li­zan­do fren­te ao Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção. Se­rá uma gran­de opor­tu­ni­da­de”, es­cre­veu o mi­nis­tro nes­sa segunda-​feira (10) à noi­te em sua con­ta no Twit­ter.

Cleia Viana/​Câmara dos De­pu­ta­dos


Ministro da Educação, Abraham Weintraub

Fei­to em no­vem­bro de 2019, o Enem tem seu re­sul­ta­do usa­do co­mo cri­té­rio pa­ra o Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­SU), que ofe­re­ce 237 mil va­gas nas uni­ver­si­da­des fe­de­rais. Quan­do as no­tas fo­ram di­vul­ga­das, em ja­nei­ro des­te ano, es­tu­dan­tes apon­ta­ram in­con­sis­tên­ci­as na cor­re­ção das pro­vas e ti­ve­ram os pe­di­dos de re­vi­são ne­ga­dos. De­pois, o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção ad­mi­tiu in­con­sis­tên­ci­as, que atri­buiu à im­pres­são das pro­vas.

Au­tor de um dos re­que­ri­men­tos que pe­di­ram a vin­da do mi­nis­tro, o se­na­dor Ran­dol­fe Ro­dri­gues (Rede-​AP) ci­tou re­la­tó­rio da co­mis­são ex­ter­na da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos des­ti­na­da a acom­pa­nhar o de­sen­vol­vi­men­to dos tra­ba­lhos do mi­nis­té­rio, que apon­tou di­ver­sos er­ros de ges­tão.

“Den­tre os inú­me­ros pro­ble­mas de ges­tão do MEC e do Inep [Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra], o re­la­tó­rio da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos apon­tou di­mi­nui­ção no ní­vel de es­co­la­ri­da­de dos ocu­pan­tes de car­gos co­mis­si­o­na­dos, a ins­ta­bi­li­da­de, a bai­xa ca­pa­ci­da­de no re­cru­ta­men­to e bai­xa qua­li­da­de na re­ten­ção do cor­po téc­ni­co. Is­so re­sul­tou em va­cân­cia nos car­gos es­tra­té­gi­cos e pa­ra­li­sia de­ci­só­ria em co­or­de­na­ções e se­cre­ta­ri­as da pas­ta”, afir­mou Ran­dol­fe.

* Com in­for­ma­ções da Agên­cia Se­na­do

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,