Um gru­po de cin­co subprocuradores-​gerais da Re­pú­bli­ca propôs ao procurador-​geral da Re­pú­bli­ca, Antô­nio Au­gus­to Aras, que fa­ça uma re­co­men­da­ção for­mal ao pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro (sem par­ti­do) pa­ra que “a im­ple­men­ta­ção e exe­cu­ção de ações de saú­de, co­mo tam­bém a vei­cu­la­ção de pro­nun­ci­a­men­tos e in­for­ma­ções cor­re­la­tas, por to­da e qual­quer au­to­ri­da­de do Po­der Exe­cu­ti­vo Fe­de­ral, se­ja re­a­li­za­da de for­ma co­e­ren­te e em sin­to­nia com as ori­en­ta­ções ema­na­das das au­to­ri­da­des sa­ni­tá­ri­as na­ci­o­nais e da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de”.

Pe­dro França/​Agência Se­na­do


Procurador-geral da República, Augusto Aras

A ini­ci­a­ti­va le­va em con­si­de­ra­ção que “o dis­tan­ci­a­men­to de pes­so­as in­fec­ta­das ou que po­dem atu­ar co­mo ve­to­res, as­sim co­mo o iso­la­men­to so­ci­al, têm si­do apon­ta­dos co­mo pro­vi­dên­cia mais efi­caz, até ago­ra, pa­ra di­mi­nuir a pro­pa­ga­ção do ví­rus”. Aras, ali­a­do de Bol­so­na­ro, é o che­fe má­xi­mo do MPF, a quem ca­be, en­tre ou­tras atri­bui­ções, fis­ca­li­zar o pró­prio pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, ga­ran­tin­do que ele cum­pra as nor­mas le­gais bra­si­lei­ras e in­ter­na­ci­o­nais.

Uma das sig­na­tá­ri­as do do­cu­men­to é a subprocuradora-​geral De­bo­rah Du­prat, que Aras re­ti­rou do Con­se­lho Na­ci­o­nal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos (CNDH), sob os pro­tes­tos de or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil. Tam­bém as­si­nam o do­cu­men­to Lui­za Cris­ti­na Fon­se­ca Fris­chei­sen, Do­min­gos Sá­vio Dres­ch da Sil­vei­ra, Ní­vio de Frei­tas Sil­va Fi­lho e Antô­nio Car­los Bi­go­nha.

Subprocurador-​geral da Re­pú­bli­ca é o pos­to mais al­to da car­rei­ra do MPF. Ou se­ja, o ato é sig­ni­fi­ca­ti­vo por­que mos­tra um au­men­to da pres­são in­ter­na na ins­ti­tui­ção pa­ra que Au­gus­to Aras se me­xa. Tam­bém dor­me na ga­ve­ta do procurador-​geral re­pre­sen­ta­ção pa­ra que pe­ça exa­me de sa­ni­da­de fí­si­ca e men­tal do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,