A Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) do cha­ma­do “or­ça­men­to de guer­ra” foi apre­sen­ta­da na noi­te des­ta quarta-​feira (1º) em ses­são da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e já co­me­çou a tra­mi­tar na Ca­sa, dis­pen­san­do al­guns pra­zos e pro­ce­di­men­tos re­gi­men­tais. A pro­pos­ta per­mi­te a se­pa­ra­ção do or­ça­men­to des­ti­na­do ao com­ba­te à pan­de­mia de covid-​19 do or­ça­men­to ge­ral da União.

Pa­blo Valadares/​Agência Câ­ma­ra


Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Em vo­ta­ção re­mo­ta, os de­pu­ta­dos apro­va­ram a ad­mis­si­bi­li­da­de da pro­pos­ta de or­ça­men­to pa­ra­le­lo, per­mi­tin­do que se pros­se­guis­se pa­ra o exa­me de mé­ri­to. Por acor­do en­tre os lí­de­res, o pre­si­den­te da Ca­sa, Ro­dri­go Maia (DEM-​RJ), anun­ci­ou que a vo­ta­ção do mé­ri­to ocor­re­rá na sexta-​feira (3) pe­la ma­nhã.

“To­do mun­do ne­go­ci­ou o tex­to an­tes”, dis­se Maia, fri­san­do que a PEC não sur­giu de den­tro do go­ver­no, e sim atra­vés de diá­lo­gos com eco­no­mis­tas. O tex­to é as­si­na­do por Maia e ou­tros no­ve de­pu­ta­dos de di­fe­ren­tes par­ti­dos.

O de­pu­ta­do Hu­go Mot­ta (Republicanos-​PB) foi o re­la­tor pe­la Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ) e tam­bém leu o pa­re­cer pe­la co­mis­são es­pe­ci­al. De­pois da lei­tu­ra, a ses­são foi en­cer­ra­da sem dis­cus­são do re­la­tó­rio.

A PEC es­ti­pu­la que du­ran­te o es­ta­do de ca­la­mi­da­de pú­bli­ca, a União ado­ta­rá um re­gi­me ex­tra­or­di­ná­rio fis­cal, fi­nan­cei­ro e de con­tra­ta­ções. A pro­pos­ta cria o Co­mi­tê de Ges­tão da Cri­se, res­pon­sá­vel por co­or­de­nar o re­gi­me es­pe­ci­al, que te­rá a se­guin­te com­po­si­ção:

- Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, que o pre­si­di­rá;
- Mi­nis­tros da Ca­sa Ci­vil, das Se­cre­ta­ri­as Ge­ral e de Go­ver­no da Pre­si­dên­cia, da Saú­de, da Eco­no­mia, da Ci­da­da­nia, da In­fra­es­tru­tu­ra, da Agri­cul­tu­ra, da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e da CGU;
- Dois se­cre­tá­ri­os de saú­de, dois se­cre­tá­ri­os de fa­zen­da e dois se­cre­tá­ri­os de as­sis­tên­cia so­ci­al de es­ta­dos ou do DF – sem di­rei­to a vo­to;
- Dois se­cre­tá­ri­os de saú­de, dois se­cre­tá­ri­os de fa­zen­da e dois se­cre­tá­ri­os de as­sis­tên­cia so­ci­al de mu­ni­cí­pi­os – sem di­rei­to a vo­to;
- Qua­tro mem­bros do Se­na­do, qua­tro da Câ­ma­ra, um do CNJ, um do CNMP e um do TCU – sem di­rei­to a vo­to.

O tex­to dis­pen­sa de res­tri­ções le­gais e cons­ti­tu­ci­o­nais as pro­po­si­ções e atos do Po­der Exe­cu­ti­vo com pro­pó­si­to de en­fren­tar pan­de­mia, no ca­so de au­men­to de des­pe­sas ou re­nún­cia de re­cei­tas.

“Regra de ouro”

A cha­ma­da “re­gra de ou­ro” tam­bém é sus­pen­sa en­quan­to du­rar a ca­la­mi­da­de pú­bli­ca. Es­se me­ca­nis­mo, pre­vis­to no ar­ti­go 167 da Cons­ti­tui­ção, proí­be a re­a­li­za­ção de ope­ra­ções de cré­di­to (emis­são de tí­tu­los) que ex­ce­dam o mon­tan­te das des­pe­sas de ca­pi­tal (in­ves­ti­men­tos e amor­ti­za­ções).

Operações do Banco Central

Du­ran­te a cri­se, o Ban­co Cen­tral fi­ca au­to­ri­za­do a com­prar e ven­der di­rei­tos cre­di­tó­ri­os e tí­tu­los pri­va­dos de cré­di­to em mer­ca­dos se­cun­dá­ri­os de ca­pi­tais e de pa­ga­men­tos.

Ca­da ope­ra­ção da au­to­ri­da­de mo­ne­tá­ria de­ve­rá ter a anuên­cia do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia e ime­di­a­ta­men­te in­for­ma­da ao Con­gres­so. Além dis­so, é exi­gi­do apor­te de ca­pi­tal de pe­lo me­nos 25% pe­lo Te­sou­ro.

É da­da, ain­da, uma sal­va­guar­da ao Con­gres­so Na­ci­o­nal, que po­de­rá sus­tar qual­quer de­ci­são do Co­mi­tê Ges­tor de Cri­se ou do Ban­co Cen­tral que en­ten­der ser con­trá­ria ao in­te­res­se pú­bli­co.

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