O mi­nis­tro da Saú­de, Luiz Hen­ri­que Man­det­ta, pu­bli­cou ho­je uma por­ta­ria cri­an­do o pro­gra­ma “O Bra­sil Con­ta Co­mi­go - Pro­fis­si­o­nais da Saú­de”. O do­cu­men­to de­ter­mi­na o ca­das­tro e a ca­pa­ci­ta­ção de to­dos os pro­fis­si­o­nais da área de saú­de nos pro­to­co­los ofi­ci­ais de com­ba­te ao co­ro­na­ví­rus. A pu­bli­ca­ção do do­cu­men­to foi fei­ta nes­ta quin­ta (2), quan­do o país re­gis­tra, ofi­ci­al­men­te, 6.836 ca­sos con­fir­ma­dos de covid-​19 e 241 mor­tes.

Reprodução/​Congresso em Fo­co


Profissionais de saúde farão curso sobre protocolos contra o covid-19

Pe­lo do­cu­men­to fi­cam con­vo­ca­dos pa­ra o ca­das­tro e obri­ga­dos a fa­zer o cur­so os pro­fis­si­o­nais das se­guin­tes áre­as:

- ser­vi­ço so­ci­al;
- bi­o­lo­gia;
- bi­o­me­di­ci­na;
- edu­ca­ção fí­si­ca;
- en­fer­ma­gem;
- far­má­cia;
- fi­si­o­te­ra­pia e te­ra­pia ocu­pa­ci­o­nal;
- fo­no­au­di­o­lo­gia;
- me­di­ci­na;
- me­di­ci­na ve­te­ri­ná­ria;
- nu­tri­ção;
- odon­to­lo­gia;
- psi­co­lo­gia; e
- téc­ni­cos em ra­di­o­lo­gia.

Leia a íntegra da portaria:

PORTARIA Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020

Dis­põe so­bre a Ação Es­tra­té­gi­ca “O Bra­sil Con­ta Co­mi­go - Pro­fis­si­o­nais da Saú­de”, vol­ta­da à ca­pa­ci­ta­ção e ao ca­das­tra­men­to de pro­fis­si­o­nais da área de saú­de, pa­ra o en­fren­ta­men­to à pan­de­mia do co­ro­na­ví­rus (COVID-​19).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da atri­bui­ção que lhe con­fe­rem os in­ci­sos I e II do pa­rá­gra­fo úni­co do art. 87 da Cons­ti­tui­ção Fe­de­ral, e ten­do em vis­ta o dis­pos­to no art. 7º da Lei nº 13.979, de 6 de fe­ve­rei­ro de 2020, e

Con­si­de­ran­do a De­cla­ra­ção de Emer­gên­cia em Saú­de Pú­bli­ca de Im­por­tân­cia In­ter­na­ci­o­nal pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de em 30 de ja­nei­ro de 2020, em de­cor­rên­cia da In­fec­ção Hu­ma­na pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus (COVID-​19);

Con­si­de­ran­do a Emer­gên­cia em Saú­de Pú­bli­ca de im­por­tân­cia Na­ci­o­nal (ESPIN) em de­cor­rên­cia da In­fec­ção Hu­ma­na pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus (COVID-​19), de­cla­ra­da por meio da Por­ta­ria nº 188/​GM/​MS, de 3 de fe­ve­rei­ro de 2020;

Con­si­de­ran­do a Por­ta­ria nº 356/​GM/​MS, de 11 de mar­ço de 2020, que dis­põe so­bre a re­gu­la­men­ta­ção e ope­ra­ci­o­na­li­za­ção do dis­pos­to na Lei nº 13.979, de 6 de fe­ve­rei­ro de 2020; e

Con­si­de­ran­do a ne­ces­si­da­de de mo­bi­li­za­ção da for­ça de tra­ba­lho em saú­de pa­ra a atu­a­ção ser­vi­ços am­bu­la­to­ri­ais e hos­pi­ta­la­res do SUS pa­ra res­pon­der à si­tu­a­ção emer­gen­ci­al, re­sol­ve:

Art. 1º Es­ta Por­ta­ria ins­ti­tui a Ação Es­tra­té­gi­ca “O Bra­sil Con­ta Co­mi­go - Pro­fis­si­o­nais da Saú­de”, com ob­je­ti­vo de pro­por­ci­o­nar ca­pa­ci­ta­ção aos pro­fis­si­o­nais da área de saú­de nos pro­to­co­los clí­ni­cos do Mi­nis­té­rio da Saú­de pa­ra o en­fren­ta­men­to da Convid-​19.

§ 1º Pa­ra fins do dis­pos­to nes­ta Por­ta­ria, considera-​se pro­fis­si­o­nal da área de saú­de aque­le su­bor­di­na­do ao cor­res­pon­den­te con­se­lho de fis­ca­li­za­ção das se­guin­tes ca­te­go­ri­as pro­fis­si­o­nais:

I - ser­vi­ço so­ci­al;
II - bi­o­lo­gia;
III - bi­o­me­di­ci­na;
IV - edu­ca­ção fí­si­ca;
V - en­fer­ma­gem;
VI - far­má­cia;
VII - fi­si­o­te­ra­pia e te­ra­pia ocu­pa­ci­o­nal;
VIII - fo­no­au­di­o­lo­gia;
IX - me­di­ci­na;
X - me­di­ci­na ve­te­ri­ná­ria;
XI - nu­tri­ção;
XII - odon­to­lo­gia;
XIII - psi­co­lo­gia; e
XIV - téc­ni­cos em ra­di­o­lo­gia.

§ 2º As me­di­das pre­vis­tas nes­ta Ação Es­tra­té­gi­ca se­rão exe­cu­ta­das en­quan­to per­du­rar o es­ta­do de emer­gên­cia de saú­de pú­bli­ca de­cor­ren­te da COVID-​19.

Art. 2º A Ação Es­tra­té­gi­ca de que tra­ta o art. 1º se­rá im­ple­men­ta­da por meio:

I - da cri­a­ção de um ca­das­tro ge­ral de pro­fis­si­o­nais da área da saú­de ha­bi­li­ta­dos pa­ra atu­ar em ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, que po­de­rá ser con­sul­ta­do pe­los en­tes fe­de­ra­dos, em ca­so de ne­ces­si­da­de, pa­ra ori­en­tar su­as ações de en­fren­ta­men­to à COVID-​19; e

II - da ca­pa­ci­ta­ção dos pro­fis­si­o­nais da área de saú­de nos pro­to­co­los ofi­ci­ais de en­fren­ta­men­to à COVID-​19, apro­va­dos pe­lo Cen­tro de Ope­ra­ções de Emer­gên­ci­as em Saú­de Pú­bli­ca (COE-​nCoV).

Art. 3º O Mi­nis­té­rio da Saú­de cri­a­rá ca­das­tro ge­ral de pro­fis­si­o­nais da área de saú­de, de ca­rá­ter ins­tru­men­tal e con­sul­ti­vo, vi­san­do au­xi­li­ar os ges­to­res fe­de­rais, es­ta­du­ais, dis­tri­tais e mu­ni­ci­pais do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS) nas ações de en­fren­ta­men­to à COVID-​19.

Art. 4º Os con­se­lhos pro­fis­si­o­nais nas áre­as da saú­de de­ve­rão:

I - en­vi­ar ao Mi­nis­té­rio da Saú­de os da­dos dos pro­fis­si­o­nais das áre­as de saú­de; e

II - co­mu­ni­car aos seus pro­fis­si­o­nais re­gis­tra­dos que re­a­li­zem o pre­en­chi­men­to dos for­mu­lá­ri­os ele­trô­ni­cos de ca­das­tra­men­to dis­po­ni­bi­li­za­dos pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de, por meio do en­de­re­ço ele­trô­ni­co: https://​re​gis​trarh​-sau​de​.da​ta​prev​.gov​.br.

Pa­rá­gra­fo úni­co. O Mi­nis­té­rio da Saú­de de­ve­rá iden­ti­fi­car e in­for­mar aos con­se­lhos pro­fis­si­o­nais os res­pec­ti­vos pro­fis­si­o­nais que não aten­de­ram à co­mu­ni­ca­ção de que tra­ta o in­ci­so II do ca­put.

Art. 5º O pro­fis­si­o­nal da área de saú­de de­ve­rá re­a­li­zar o pre­en­chi­men­to dos for­mu­lá­ri­os ele­trô­ni­cos de ca­das­tra­men­to e man­ter as in­for­ma­ções atu­a­li­za­das.

Art. 6º Com­pe­te à Se­cre­ta­ria de Ges­tão do Tra­ba­lho e da Edu­ca­ção na Saú­de (SGTES/​MS), por meio do De­par­ta­men­to de Ges­tão do Tra­ba­lho em Saú­de (DEGTS/​SGTES/​MS), o ge­ren­ci­a­men­to do ca­das­tro de que tra­ta o art. 3º.

Art. 7º O Mi­nis­té­rio da Saú­de pro­mo­ve­rá ca­pa­ci­ta­ção dos pro­fis­si­o­nais da área de saú­de ca­das­tra­dos na for­ma do art. 5º nos pro­to­co­los ofi­ci­ais de en­fren­ta­men­to à COVID-​19, apro­va­dos pe­lo Cen­tro de Ope­ra­ções de Emer­gên­ci­as em Saú­de Pú­bli­ca (COE-​nCoV), por meio de cur­sos à dis­tân­cia.

Pa­rá­gra­fo úni­co. O pro­fis­si­o­nal da área de saú­de que pre­en­cher o for­mu­lá­rio de que tra­ta o art. 5º te­rá o cur­so de ca­pa­ci­ta­ção dis­po­ni­bi­li­za­do me­di­an­te link de aces­so.

Art. 8º O pro­fis­si­o­nal da área de saú­de re­ce­be­rá cer­ti­fi­ca­do de con­clu­são dos cur­sos à dis­tân­cia de ca­pa­ci­ta­ção pa­ra o en­fren­ta­men­to da COVID-​19 no âm­bi­to des­ta Ação Es­tra­té­gi­ca.

Pa­rá­gra­fo úni­co. O Mi­nis­té­rio da Saú­de iden­ti­fi­ca­rá e in­for­ma­rá aos con­se­lhos pro­fis­si­o­nais o res­pec­ti­vo pro­fis­si­o­nal da área da saú­de que não con­cluir os cur­sos de que tra­ta es­ta Por­ta­ria.

Art. 9º Com­pe­te à SGTES/​MS a ga­ran­tia da ofer­ta dos cur­sos de ca­pa­ci­ta­ção à dis­tân­cia aos pro­fis­si­o­nais da área de saú­de ca­das­tra­dos na for­ma do art. 5º.

Art. 10. Es­ta Por­ta­ria en­tra em vi­gor na da­ta de sua pu­bli­ca­ção.

LUIZ HENRIQUE MANDETTA

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,