O juiz Ita­gi­ba Cat­ta Pre­ta Ne­to, da 4ª Va­ra Cí­vel do Dis­tri­to Fe­de­ral, blo­que­ou os re­cur­sos dos fun­dos Elei­to­ral e Par­ti­dá­rio e de­ter­mi­nou que o di­nhei­ro de­ve ser usa­do no com­ba­te à pan­de­mia de covid-​19. A de­ci­são foi to­ma­da no âm­bi­to de uma ação po­pu­lar e foi di­vul­ga­da pe­la as­ses­so­ria de im­pren­sa da Jus­ti­ça Fe­de­ral.

Wil­son Dias/​Agência Bra­sil

De acor­do com o juiz,“dos sa­cri­fí­ci­os que se exi­gem de to­da a na­ção não po­dem ser pou­pa­dos ape­nas al­guns, jus­ta­men­te os mais po­de­ro­sos, que con­tro­lam, in­clu­si­ve, o or­ça­men­to da União”.

Se­gun­do o juiz, a ma­nu­ten­ção des­ses fun­dos “é con­trá­ria à mo­ra­li­da­de pú­bli­ca, aos prin­cí­pi­os da dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na, dos va­lo­res so­ci­ais do tra­ba­lho e da li­vre ini­ci­a­ti­va e, ain­da, ao pro­pó­si­to de cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de so­li­dá­ria”.

Es­sa não é a pri­mei­ra de­ci­são de Ita­gi­ba acer­ca de as­sun­tos de in­te­res­se na­ci­o­nal. Em 2016, o ma­gis­tra­do sus­pen­deu a pos­se de Lu­la co­mo mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil da en­tão pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT).

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,