De­pois de três se­ma­nas se re­cu­pe­ran­do da covid-​19, o pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-​AP), pre­si­diu nes­ta terça-​feira (7) a pri­mei­ra ses­são vir­tu­al da Ca­sa de­pois de ser aco­me­ti­do pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus. Al­co­lum­bre foi di­ag­nos­ti­ca­do em 17 de mar­ço.

Wal­de­mir Barreto/​Agência Se­na­do


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidindo a primeira sessão após ter contraído o novo coronavírus

“Não po­de­mos re­le­var, não po­de­mos des­con­si­de­rar. Te­nho con­vic­ção de que a de­ci­são do iso­la­men­to so­ci­al é acer­ta­da”, dis­se ele. Mais tar­de, em en­tre­vis­ta a jor­na­lis­tas, o se­na­dor fri­sou con­fi­an­ça nas ori­en­ta­ções da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) e do Mi­nis­té­rio da Saú­de.

“Não há uma es­co­lha en­tre eco­no­mia ou saú­de. Só há um ca­mi­nho: é a saú­de das pes­so­as, é man­ter as pes­so­as com vi­da”, dis­se. Ele de­fen­deu que o Es­ta­do dê as con­di­ções pa­ra a sol­vên­cia das em­pre­sas e a ga­ran­tia dos em­pre­gos.

Em re­la­to a co­le­gas no iní­cio da ses­são, Al­co­lum­bre dis­se não se tra­tar de uma gri­pe. “Eu sen­ti mui­ta dor de ca­be­ça, mui­to mal es­tar, mui­ta tos­se, mui­ta dor no pei­to. Fo­ram 7 di­as mui­to di­fí­ceis. Os ou­tros 7 di­as, até com­ple­tar os 14 di­as, re­cu­pe­ran­do gra­da­ti­va­men­te a con­di­ção”, re­la­tou.

Al­co­lum­bre pe­diu aos se­na­do­res es­for­ço co­le­ti­vo pa­ra apro­va­ção das me­di­das de com­ba­te à pan­de­mia. “Eu ve­jo que a gen­te tem a res­pon­sa­bi­li­da­de de tra­tar es­sa si­tu­a­ção com a pre­o­cu­pa­ção que ela exi­ge de to­dos nós”, dis­se ele.

Nos 15 di­as em que fi­cou afas­ta­do dos tra­ba­lhos le­gis­la­ti­vos, Al­co­lum­bre foi subs­ti­tuí­do pe­lo 1º vice-​presidente do Se­na­do, An­to­nio Anas­ta­sia (PSD-​MG).

O se­na­dor expôs que pas­sou por di­as mui­to di­fí­ceis, de mui­to des­con­for­to e que, em vir­tu­de dis­so, não con­se­guiu se co­mu­ni­car com Anas­ta­sia to­dos os di­as.

Na ses­são re­mo­ta de ho­je, os se­na­do­res vo­ta­ram o pro­je­to de lei que cria um pro­gra­ma de au­xí­lio a pe­que­nos ne­gó­ci­os por meio de fi­nan­ci­a­men­tos.

Fon­te: Con­gres­so em Fo­co

,