De­vi­do à pan­de­mia do Co­ro­na­ví­rus (Covid-​19), as em­pre­sas e sin­di­ca­tos es­tão se­guin­do as ori­en­ta­ções do Mi­nis­té­rio da Saú­de e da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) pa­ra pre­ve­nir a trans­mis­são da do­en­ça, ado­tan­do, en­tre ou­tras me­di­das, o dis­tan­ci­a­men­to so­ci­al e evi­tan­do a aglo­me­ra­ção de pessoas.

Por is­so, o Sin­terc co­mu­ni­ca os tra­ba­lha­do­res do seg­men­to de Co­zi­nha In­dus­tri­al que, em con­sen­so com os sin­di­ca­tos la­bo­ral e pa­tro­nal, re­sol­ve­ram adi­tar a Con­ven­ção Co­le­ti­va de Tra­ba­lho vi­gen­te, que te­ria ven­ci­men­to em 31 de maio, pror­ro­gan­do a sua da­ta pa­ra 30 de se­tem­bro de 2020.

A si­tu­a­ção epi­de­mi­o­ló­gi­ca atu­al exi­ge mui­tos cui­da­dos. Nes­te mo­men­to, pa­ra res­guar­dar a saú­de das pes­so­as e pre­ser­var vi­das, não se­ria pos­sí­vel re­a­li­zar as­sem­blei­as do sin­di­ca­to com os tra­ba­lha­do­res e nem as reu­niões de ne­go­ci­a­ção en­tre os sin­di­ca­tos la­bo­ral e pa­tro­nal, si­tu­a­ções que pro­vo­ca­ri­am aglo­me­ra­ção de pes­so­as, fa­vo­re­cen­do a trans­mis­são da Covid-19

Mes­mo com o adi­ta­men­to à CCT, fi­cou ga­ran­ti­da a ma­nu­ten­ção da data-​base pa­ra 2021 em 31 de junho.

É im­por­tan­te sa­li­en­tar que es­sa me­di­da foi acor­da­da vi­san­do aten­der as de­man­das do mo­men­to da pan­de­mia, mas, prin­ci­pal­men­te, com o ob­je­ti­vo de res­guar­dar os di­rei­tos dos trabalhadores.

Por fim, foi adi­ci­o­na­da à CCT a Me­di­da Pro­vi­só­ria 936 na ín­te­gra, pa­ra es­ten­der es­sa pos­si­bi­li­da­de às em­pre­sas do se­tor e res­trin­gir os acor­dos individuais.

Cli­que aqui pa­ra ver a Con­ven­ção Co­le­ti­va de Tra­ba­lho 2019/​20 com o aditamento.

Pa­ra mais in­for­ma­ções, cli­que aqui e aces­se o sis­te­ma me­di­a­dor da Se­cre­ta­ria de Re­la­ções do Tra­ba­lho do Mi­nis­té­rio da Economia.