O nú­me­ro de in­ter­na­ções por do­en­ças in­fec­ci­o­sas – en­tre as quais a covid-​19 – au­men­tou 27,9% nos hos­pi­tais par­ti­cu­la­res do país de ja­nei­ro a abril des­te ano, na com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do de 2019. Os da­dos fo­ram di­vul­ga­dos nes­ta terça-​feira (19) pe­la As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal de Hos­pi­tais Pri­va­dos (Anahp).

Mar­cel­lo Casal/​Agência Bra­sil

Ape­sar da al­ta re­gis­tra­da em ra­zão das do­en­ças in­fec­ci­o­sas, o nú­me­ro de in­ter­na­ções, no to­tal, caiu 18,1% na com­pa­ra­ção do pri­mei­ro qua­dri­mes­tre de 2020 com igual pe­río­do de 2019. O des­ta­que é a que­da nas in­ter­na­ções por do­en­ças crô­ni­cas: as cau­sa­das por ne­o­pla­si­as, co­mo o cân­cer, caí­ram 23,2%; por do­en­ças do apa­re­lho cir­cu­la­tó­rio, 20,9%; e por do­en­ças do sis­te­ma ner­vo­so, 26,6%.

“Em 2020, com a pan­de­mia do no­vo co­ro­na­ví­rus e as re­co­men­da­ções dos ór­gãos res­pon­sá­veis – co­mo Mi­nis­té­rio da Saú­de, Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) e Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar (ANS) - pa­ra sus­pen­são de pro­ce­di­men­tos e exa­mes ele­ti­vos, ob­ser­va­mos, nos pri­mei­ros qua­tro me­ses do ano, uma mu­dan­ça im­por­tan­te no per­fil das in­ter­na­ções e no com­por­ta­men­to da po­pu­la­ção”, dz, em no­ta, a Anahp.

A as­s­so­ci­a­ção aler­ta os por­ta­do­res de do­en­ças crô­ni­cas pa­ra não dei­xa­ram de fa­zer o acom­pa­nha­men­to mé­di­co. “Es­ses pa­ci­en­tes crô­ni­cos que não es­tão re­cor­ren­do aos ser­vi­ços de saú­de pa­ra acom­pa­nha­men­to ade­qua­do de su­as pa­to­lo­gi­as es­tão co­lo­can­do a vi­da em ris­co e abrin­do mão da pos­si­bi­li­da­de de iden­ti­fi­ca­ção pre­co­ce de do­en­ças gra­ves e da pos­si­bi­li­da­de de cu­ra.”

Fon­te: Agên­cia Brasil/​EBC

,