A par­tir de ho­je (7), es­tu­dan­tes que par­ti­ci­pa­ram da edi­ção de 2019 do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) po­dem se ins­cre­ver pa­ra o Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su) do meio do ano. Até sexta-​feira (10) se­rão ofe­re­ci­das mais de 51 mil va­gas em ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or do país.

Agên­cia Bra­sil

Pe­la pri­mei­ra vez, além dos cur­sos de gra­du­a­ção pre­sen­ci­ais, o Si­su 2020.2 vai ofer­tar va­gas na mo­da­li­da­de a dis­tân­cia (EaD). Além de ter fei­to o Enem de 2019, os in­te­res­sa­dos não po­dem ter ze­ra­do a re­da­ção. Es­tu­dan­tes que fi­ze­ram o exa­me na con­di­ção de trei­nei­ros tam­bém não po­dem par­ti­ci­par.

Como se inscrever?

Por meio do si­te do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC), na te­la “Mi­nha ins­cri­ção”, o can­di­da­to po­de­rá es­co­lher até du­as op­ções de cur­sos, por pri­o­ri­da­de, na mes­ma ins­ti­tui­ção ou em uni­ver­si­da­des di­fe­ren­tes. Pa­ra fa­zer a pri­mei­ra es­co­lha, bas­ta cli­car em “Fa­zer ins­cri­ção na 1ª op­ção”. A pes­qui­sa de va­gas po­de ser fei­ta por no­me do mu­ni­cí­pio, ins­ti­tui­ção ou cur­so. Após se­le­ci­o­nar a op­ção, bas­ta cli­car em “Es­co­lher es­te cur­so” pa­ra con­ti­nu­ar.

Nes­ta fa­se, o can­di­da­to de­ve­rá in­di­car se irá par­ti­ci­par do Si­su pe­las va­gas de am­pla con­cor­rên­cia, pe­la Lei de Co­tas (Lei nº 12.711/2012) ou pe­las po­lí­ti­cas afir­ma­ti­vas das ins­ti­tui­ções. No ca­so das uni­ver­si­da­des e ins­ti­tu­tos fe­de­rais, os alu­nos de es­co­la pú­bli­ca que se can­di­da­ta­rem às va­gas re­ser­va­das se­rão di­vi­di­dos em gru­po e sub­gru­po, con­for­me ren­da fa­mi­li­ar e ra­ça. Cli­que em “Es­co­lher es­ta mo­da­li­da­de” pa­ra con­ti­nu­ar.

Critérios

De acor­do com o edi­tal do Si­su, a or­dem dos cri­té­ri­os pa­ra a clas­si­fi­ca­ção de can­di­da­tos é a se­guin­te: mai­or no­ta na re­da­ção, mai­or no­ta na pro­va de Lin­gua­gens, Có­di­gos e su­as Tec­no­lo­gi­as; mai­or no­ta na pro­va de Ma­te­má­ti­ca e su­as Tec­no­lo­gi­as; mai­or no­ta na pro­va de Ci­ên­ci­as da Na­tu­re­za e su­as Tec­no­lo­gi­as e mai­or no­ta na pro­va de Ci­ên­ci­as Hu­ma­nas e su­as Tec­no­lo­gi­as.

Lista de Espera

Se­gun­do cro­no­gra­ma di­vul­ga­do pe­lo MEC, o re­sul­ta­do da pri­mei­ra cha­ma­da do Si­su se­rá di­vul­ga­do no dia 14 de ju­lho. O can­di­da­to que não foi se­le­ci­o­na­do em uma das du­as op­ções, em pri­mei­ra cha­ma­da, de­ve­rá ma­ni­fes­tar seu in­te­res­se em par­ti­ci­par da lis­ta de es­pe­ra, por meio da pá­gi­na do Si­su na in­ter­net, en­tre os di­as 14 e 21 de ju­lho. A par­tir daí, bas­ta acom­pa­nhar as con­vo­ca­ções fei­tas pe­las ins­ti­tui­ções pa­ra pre­en­chi­men­to das va­gas em lis­ta de es­pe­ra, ob­ser­van­do pra­zos, pro­ce­di­men­tos e do­cu­men­tos exi­gi­dos pa­ra ma­trí­cu­la ou pa­ra re­gis­tro aca­dê­mi­co, es­ta­be­le­ci­dos em edi­tal pró­prio da ins­ti­tui­ção, in­clu­si­ve ho­rá­ri­os e lo­cais de aten­di­men­to por ela de­fi­ni­dos.

Fon­te: Agên­cia Brasil/​EBC

,