De ho­je até es­ta sexta-​feira (31) es­ta­rão aber­tas, no si­te do Fun­do de Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til (Fi­es) as ins­cri­ções no pro­ces­so se­le­ti­vo pa­ra o se­gun­do se­mes­tre de 2020. O re­sul­ta­do se­rá di­vul­ga­do no dia 4 de agos­to. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC), o pe­río­do pa­ra com­ple­men­ta­ção da ins­cri­ção dos can­di­da­tos pré-​selecionados se­rá de 4 a 6 de agosto.

Mar­cel­lo Ca­sal Jr/​Agência Brasil

As ins­cri­ções no pro­gra­ma, que co­me­ça­ri­am na se­ma­na pas­sa­da, fo­ram adi­a­das de­pois que o MEC iden­ti­fi­cou in­con­sis­tên­ci­as no pro­ces­sa­men­to da dis­tri­bui­ção das va­gas ofer­ta­das pe­las ins­ti­tui­ções de en­si­no superior.

Lista de espera

Quem não for pré-​selecionado na cha­ma­da úni­ca do Fi­es po­de dis­pu­tar uma das va­gas ofer­ta­das por meio da lis­ta de es­pe­ra. Di­fe­ren­te­men­te dos pro­ces­sos se­le­ti­vos do Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su) e do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Pa­ra To­dos (Prou­ni), pa­ra par­ti­ci­par da lis­ta de es­pe­ra do Fi­es não é ne­ces­sá­rio ma­ni­fes­tar in­te­res­se, a in­clu­são é fei­ta automaticamente. 

A con­vo­ca­ção da lis­ta de es­pe­ra vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.

Requisitos

Po­de se ins­cre­ver na se­le­ção do Fi­es o can­di­da­to que te­nha par­ti­ci­pa­do do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem), a par­tir da edi­ção de 2010, e te­nha al­can­ça­do no­ta mé­dia nas pro­vas igual ou su­pe­ri­or a 450 pontos.

O in­te­res­sa­do não po­de ter ze­ra­do a re­da­ção e de­ve ter ren­da fa­mi­li­ar men­sal bru­ta, por pes­soa, de até três sa­lá­ri­os mínimos.

Programa

O Fi­es é um pro­gra­ma do MEC que con­ce­de fi­nan­ci­a­men­to a es­tu­dan­tes em cur­sos su­pe­ri­o­res não gra­tui­tos, em ins­ti­tui­ções de edu­ca­ção su­pe­ri­or par­ti­cu­la­res. O fun­do é um mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to es­tu­dan­til mo­der­no, di­vi­do em di­fe­ren­tes mo­da­li­da­des, po­den­do con­ce­der ju­ro ze­ro a quem mais pre­ci­sa. A es­ca­la va­ria con­for­me a ren­da fa­mi­li­ar do candidato.

Fon­te: Con­gres­so em Foco

,