O es­ta­do de São Pau­lo con­ta­bi­li­za 514.197 ca­sos con­fir­ma­dos de covid-​19, com 22.389 mor­tes, se­gun­do ba­lan­ço di­vul­ga­do ho­je (29) pe­lo go­ver­no. On­tem (28), pe­la pri­mei­ra vez des­de o iní­cio da pan­de­mia, São Pau­lo dei­xou de di­vul­gar o ba­lan­ço diá­rio de ca­sos so­bre o no­vo co­ro­na­ví­rus. Se­gun­do a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Saú­de de São Pau­lo, foi pre­ci­so fa­zer um re­pro­ces­sa­men­to de da­dos após um pro­ble­ma en­con­tra­do no sis­te­ma do Mi­nis­té­rio da Saúde.

Divulgação/​Governo de SP

“Di­a­ri­a­men­te, a pas­ta di­vul­ga os da­dos ex­traí­dos a par­tir dos dois sis­te­mas ofi­ci­ais do Mi­nis­té­rio da Saú­de pa­ra no­ti­fi­ca­ção por par­te dos ser­vi­ços de saú­de e mu­ni­cí­pi­os: o e-​SUS, on­de são no­ti­fi­ca­dos os ca­sos le­ves, e o SIVEP, on­de são ca­das­tra­dos os ca­sos gra­ves e óbi­tos”, afir­mou a se­cre­ta­ria. “Em vir­tu­de da in­ser­ção de no­vos cam­pos no sis­te­ma SIVEP por par­te do Mi­nis­té­rio da Saú­de, as equi­pes es­ta­du­ais es­tão tra­ba­lhan­do na re­a­de­qua­ção da ro­ti­na de ex­tra­ção das in­for­ma­ções des­te sis­te­ma, uma vez que as al­te­ra­ções im­pac­ta­ram no pro­ces­so de ex­tra­ção au­to­ma­ti­za­da re­a­li­za­da di­a­ri­a­men­te pe­la pas­ta es­ta­du­al”, completou.

Pro­cu­ra­do pe­la Agên­cia Bra­sil, o mi­nis­té­rio in­for­mou que o sis­te­ma de re­gis­tro de no­ti­fi­ca­ções, o e-​SUS No­ti­fi­ca, “não apre­sen­tou ne­nhu­ma in­dis­po­ni­bi­li­da­de ou len­ti­dão nes­ta terça-​feira (28)”. O mi­nis­té­rio in­for­mou tam­bém que a se­cre­ta­ria da Saú­de de São Pau­lo in­for­mou ter ti­do di­fi­cul­da­des pa­ra ex­por­tar a ba­se de da­dos a tem­po de atu­a­li­zar o pai­nel na­ci­o­nal e que, por is­so, es­ses da­dos só se­ri­am atu­a­li­za­dos ho­je (29).

Balanço de ontem

Na co­le­ti­va de ho­je (29), o es­ta­do pau­lis­ta di­vul­gou o ba­lan­ço que de­ve­ria ter si­do di­vul­ga­do on­tem. Se­gun­do os da­dos, São Pau­lo ti­nha, até on­tem, 500.301 ca­sos con­fir­ma­dos, com 22.059 óbitos.

Com is­so, em 24 ho­ras, o es­ta­do con­ta­bi­li­zou 13.896 no­vos ca­sos con­fir­ma­dos, com 330 no­vos óbi­tos. Foi o se­gun­do mai­or nú­me­ro de no­vos ca­sos re­gis­tra­dos pe­lo es­ta­do em ape­nas um dia. O re­cor­de diá­rio ocor­reu em 22 de ju­lho, com 16.777 no­vos casos.

Se­gun­do o go­ver­no pau­lis­ta, o au­men­to no nú­me­ro de ca­sos re­gis­tra­dos di­a­ri­a­men­te se de­ve, prin­ci­pal­men­te, à mai­or ca­pa­ci­da­de de tes­ta­gem no es­ta­do, já que não es­tão sen­do ob­ser­va­dos au­men­tos de mor­tes ou de in­ter­na­ções pe­lo no­vo coronavírus.

O au­men­to no nú­me­ro de tes­tes, de acor­do com o se­cre­tá­rio es­ta­du­al da Saú­de, Je­an Go­rin­ch­teyn, tem im­pac­ta­do tam­bém na mé­dia mó­vel de ca­sos, cal­cu­la­da a par­tir da so­ma de to­dos os no­vos ca­sos se­ma­nais e a di­vi­são pe­lo nú­me­ro de dias.

Ho­je, a mé­dia mó­vel es­tá em tor­no de 10,7 mil no­vos ca­sos por dia no es­ta­do. “Au­men­ta­mos a mé­dia mó­vel. Se per­ce­be­rem, nas úl­ti­mas se­ma­nas era man­ti­do uma mé­dia en­tre 6 mil ou 7 mil no­vos ca­sos por dia. E, a des­pei­to do re­pre­sa­men­to de no­vos ca­sos, a mé­dia mó­vel mo­di­fi­cou. Uma das pos­si­bi­li­da­des que es­ta­mos ava­li­an­do é a ques­tão da tes­ta­gem. De abril a ju­nho au­men­ta­mos em 500% o nú­me­ro de tes­tes fei­tos, com mé­dia de 28,5 mil tes­tes por dia”, destacou.

Se­gun­do o co­or­de­na­dor exe­cu­ti­vo do Cen­tro de Con­tin­gên­cia do Co­ro­na­ví­rus em São Pau­lo, João Gab­bar­do, o au­men­to de tes­ta­gem no es­ta­do é im­por­tan­te pa­ra evi­tar au­men­to de mortes.

“São Pau­lo es­tá au­men­tan­do o nú­me­ro de ca­sos con­fir­ma­dos, mas es­tá re­du­zin­do o nú­me­ro de in­ter­na­ções hos­pi­ta­la­res exa­ta­men­te pe­la pos­si­bi­li­da­de de iden­ti­fi­ca­ção e iso­la­men­to das pes­so­as que são por­ta­do­ras do ví­rus”, justificou.

“Se os pre­fei­tos acha­rem que pa­ra seus in­di­ca­do­res não pi­o­ra­rem é me­lhor não tes­tar, eles se­rão sur­pre­en­di­dos fu­tu­ra­men­te não com au­men­to do nú­me­ro de ca­sos, mas de in­ter­na­ções e de óbi­tos. Es­sas me­di­das de tes­ta­gem são ne­ces­sá­ri­as mes­mo que, com is­so, te­nha­mos au­men­to de ca­sos con­fir­ma­dos. Não de­ve­mos nos as­sus­tar com es­se au­men­to de ca­sos con­fir­ma­dos. Is­so se­rá a pre­ven­ção pa­ra não ter­mos mais in­ter­na­ções e, com is­so, re­du­zir­mos os óbi­tos”, disse.

Há 5.214 pes­so­as in­ter­na­das em to­do o es­ta­do em es­ta­do gra­ve, em ca­sos con­fir­ma­dos ou sus­pei­tos do no­vo co­ro­na­ví­rus. Há tam­bém 7.391 pes­so­as in­ter­na­das em en­fer­ma­ri­as. A ta­xa de ocu­pa­ção de lei­tos de uni­da­des de te­ra­pia in­ten­si­va (UTI) es­tá em tor­no de 65,5% no es­ta­do e de 63,3% na Gran­de São Paulo.

Fon­te: Agên­cia Brasil

,