Es­co­las das re­des pú­bli­ca e pri­va­da vol­ta­ram a fun­ci­o­nar nes­ta terça-​feira (8) em 128 mu­ni­cí­pi­os pau­lis­tas A au­to­ri­za­ção da­da pe­lo go­ver­no es­ta­du­al per­mi­te a re­to­ma­da de ape­nas par­te das ati­vi­da­des pre­sen­ci­ais, co­mo au­las de re­for­ço e re­cu­pe­ra­ção, ori­en­ta­ção de es­tu­dos, tu­to­ria pe­da­gó­gi­ca; plan­tão de dú­vi­das, ava­li­a­ção di­ag­nós­ti­ca e for­ma­ti­va, ati­vi­da­des es­por­ti­vas e cul­tu­rais e aco­lhi­men­to emo­ci­o­nal.

Aman­da Perobelli/​Reuters

Os mu­ni­cí­pi­os go­zam de au­to­no­mia pa­ra de­fi­nir o ca­len­dá­rio de vol­ta às au­las, já que a de­ci­são de­pen­de do avan­ço da covid-​19 nas re­giões. De acor­do com in­for­ma­ções re­pas­sa­das pe­la Se­cre­ta­ria da Edu­ca­ção à Agên­cia Bra­sil, há ci­da­des que ha­vi­am ade­ri­do à re­to­ma­da das ati­vi­da­des e re­cu­a­ram, co­mo é o ca­so de Co­tia, que apre­sen­ta cur­va as­cen­den­te da do­en­ça, já so­man­do 3.644 ca­sos con­fir­ma­dos.

As con­di­ções pa­ra o re­tor­no es­tão pre­vis­tas no Pla­no São Pau­lo, que clas­si­fi­ca os mu­ni­cí­pi­os por co­res, con­for­me os ín­di­ces de covid-​19. Se­gun­do as re­gras, pa­ra vol­tar a de­sen­vol­ver ati­vi­da­des pre­sen­ci­al­men­te, as uni­da­des es­co­la­res de­vem es­tar lo­ca­li­za­das em áre­as en­qua­dra­das na Fa­se Ama­re­la do pla­no, por 28 di­as con­se­cu­ti­vos, no mí­ni­mo.

Em no­ta, a se­cre­ta­ria des­ta­ca que as es­co­las es­ta­du­ais que re­tor­na­rem po­de­rão re­ce­ber, no má­xi­mo, 20% dos alu­nos por dia, in­de­pen­den­te­men­te da eta­pa de en­si­no. Já as re­des mu­ni­ci­pais e pri­va­das de­vem se­guir o de­cre­to do go­ver­no es­ta­du­al, que pre­vê li­mi­te de 35% pa­ra edu­ca­ção in­fan­til e anos ini­ci­ais do en­si­no fun­da­men­tal, e 20% pa­ra anos fi­nais do en­si­no fun­da­men­tal e en­si­no mé­dio.

Há ain­da re­co­men­da­ção de que es­tu­dan­tes do gru­po de ris­co per­ma­ne­çam em ca­sa e con­ti­nu­em acom­pa­nhan­do as au­las por en­si­no re­mo­to. O mes­mo va­le pa­ra pro­fis­si­o­nais.

Pa­ra ti­rar dú­vi­das de alu­nos, pais, pro­fes­so­res e ser­vi­do­res da área, a pas­ta cri­ou car­ti­lhas que ex­pli­cam co­mo de­vem pro­ce­der.

O se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção, Ros­si­e­li So­a­res, afir­mou que um dos fo­cos da fa­se de re­tor­no é “o as­pec­to so­ci­o­e­mo­ci­o­nal”. Ele rei­te­rou a ne­ces­si­da­de de le­var com se­ri­e­da­de os pro­to­co­los de pre­ven­ção con­tra a covid-​19. “A re­de de­ve es­tar vol­ta­da a cum­prir to­dos os pro­to­co­los de saú­de e de se­gu­ran­ça. E is­to é um de­ver de to­dos nós: equi­pes ges­to­ras, es­co­la e fa­mí­lia.”

Até o iní­cio da tar­de de on­tem (7), o es­ta­do de São Pau­lo con­ta­bi­li­za­va 857.330 ca­sos con­fir­ma­dos de covid-​19. No bo­le­tim epi­de­mi­o­ló­gi­co, cons­ta­vam 31.377 óbi­tos.

Fon­te: Agên­cia Bra­sil

,