O Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) in­for­mou ho­je (28) que re­ce­beu 1.037 de­nún­ci­as de dis­pa­ros em mas­sa de men­sa­gens no What­sApp. As con­tas do apli­ca­ti­vo são sus­pei­tas de dis­se­mi­nar con­teú­dos fal­sos du­ran­te as elei­ções mu­ni­ci­pais. As de­nún­ci­as fo­ram re­ce­bi­das en­tre 27 de se­tem­bro e 26 de outubro.

Mar­cel­lo Camargo/​Agência Brasil

Após pas­sa­rem por um pro­ces­so de che­ca­gem, 17 fo­ram des­car­ta­das por não es­ta­rem re­la­ci­o­na­das com as elei­ções. Fo­ram en­vi­a­das pa­ra pro­vi­dên­ci­as da pla­ta­for­ma 1.020 de­nún­ci­as, que re­a­li­zou o ba­ni­men­to de 256 contas.

Os nú­me­ros fa­zem par­te dos pri­mei­ros re­sul­ta­dos da par­ce­ria en­tre o TSE e a em­pre­sa pa­ra com­ba­ter às fa­ke news du­ran­te a cam­pa­nha eleitoral. 

No iní­cio da cam­pa­nha, o tri­bu­nal lan­çou uma pla­ta­for­ma de de­nún­ci­as. Pa­ra in­for­mar so­bre men­sa­gens sus­pei­tas, bas­ta pre­en­cher um for­mu­lá­rio, que es­tá dis­po­ní­vel no si­te do TSE. 

De­vi­do à pan­de­mia de covid-​19, o pri­mei­ro tur­no das elei­ções des­te ano foi adi­a­do de 4 de ou­tu­bro pa­ra 15 de no­vem­bro. O se­gun­do tur­no, que se­ria em 25 de ou­tu­bro, foi mar­ca­do pa­ra 29 de no­vem­bro. Os elei­to­res vão às ur­nas pa­ra ele­ger pre­fei­tos, vice-​prefeitos e vereadores.

Fon­te: Con­gres­so em Foco

,