O go­ver­no de São Pau­lo vai se­guir o cro­no­gra­ma do ano le­ti­vo e man­te­rá as fé­ri­as es­co­la­res de ja­nei­ro na re­de es­ta­du­al. A ex­pec­ta­ti­va é que a pan­de­mia es­te­ja con­tro­la­da e as au­las re­to­mem no pró­xi­mo ano com per­cen­tu­al mai­or de alu­nos em sa­la e obri­ga­to­ri­e­da­de da par­te presencial.

iS­tock

Se­gun­do o se­cre­tá­rio es­ta­du­al de Edu­ca­ção, Ros­si­e­li So­a­res, o ca­len­dá­rio de 2021 de­ve ser di­vul­ga­do nos pró­xi­mos di­as pe­la ges­tão estadual.

“Ano le­ti­vo des­se ano ter­mi­na em de­zem­bro, nós va­mos cum­prir as fé­ri­as es­co­la­res do mês de ja­nei­ro. Nós en­ten­de­mos que é mui­to im­por­tan­te que os pro­fis­si­o­nais de edu­ca­ção, pro­fes­so­res, ge­ren­tes de or­ga­ni­za­ção, to­dos eles te­nham uma pa­ra­da de des­can­so. In­clu­si­ve pa­ra o pró­prio es­tu­dan­te”, dis­se o se­cre­tá­rio em en­tre­vis­ta ao Bom Dia São Pau­lo nes­ta terça-​feira (3).

Ain­da de acor­do com Ros­si­e­li, a pers­pec­ti­va é a de que as au­las se­jam re­to­ma­das na pri­mei­ra se­ma­na de fevereiro.

“De­ve­mos fe­char o ca­len­dá­rio e anun­ci­ar nos pró­xi­mos di­as, tal­vez ain­da es­ta se­ma­na, o ca­len­dá­rio de 2021, que te­ve ter o iní­cio das au­las no má­xi­mo na pri­mei­ra se­ma­na de fe­ve­rei­ro”, afirmou.

A Se­cre­ta­ria de Edu­ca­ção ain­da não tem de­fi­ni­ções de co­mo se­rá a vol­ta às au­las no pró­xi­mo ano, mas pro­je­ta um re­tor­no com um per­cen­tu­al mai­or de alu­nos em sa­la e a obri­ga­to­ri­e­da­de da pre­sen­ça dos es­tu­dan­tes nas escolas.

“A gen­te vai ava­li­an­do se­ma­na a se­ma­na, mês a mês, com a área da saú­de, pa­ra en­ten­der­mos qual se­rá [o ce­ná­rio]. Tor­ce­mos que a si­tu­a­ção es­te­ja mui­to mais con­tro­la­da pa­ra que a gen­te con­si­ga vol­tar com um per­cen­tu­al mai­or e de for­ma já obri­ga­tó­ria a par­te presencial.”

Quarto ano

Ain­da de acor­do com o se­cre­tá­rio, em­bo­ra o nú­me­ro de ma­trí­cu­las re­ce­bi­das pa­ra 2021 se­ja si­mi­lar ao des­te ano, 45 mil es­tu­dan­tes ma­ni­fes­ta­ram in­te­res­se em cur­sar o quar­to ano do En­si­no Mé­dio em 2021. A pro­cu­ra foi três ve­zes mai­or do que o go­ver­no esperava.

“Nós te­re­mos pro­va­vel­men­te um nú­me­ro de alu­nos se­me­lhan­te ao des­se ano, em tor­no de 3 mi­lhões e 400 mil. Nós de­ve­re­mos ter uma es­ta­bi­li­da­de de um nú­me­ro pró­xi­mo ao que é o des­se ano, com uma di­fe­ren­ça: nós te­re­mos em tor­no de 40 mil ma­tri­cu­las pa­ra o ter­cei­ro ano op­ci­o­nal. O que é um nú­me­ro bas­tan­te ex­pres­si­vo pa­ra a gen­te, nós es­pe­rá­va­mos um nú­me­ro par­ti­cu­lar­men­te me­nor, mas ti­ve­mos a ma­ni­fes­ta­ção de mui­tos jo­vens que es­tão no ter­cei­ro ano e que que­rem fa­zer o quar­to ano opcional. ”

Prova obrigatória

O go­ver­no tam­bém pla­ne­ja apli­car, a par­tir de 3 de de­zem­bro, uma pro­va obri­ga­tó­ria pa­ra to­dos os alu­nos da re­de es­ta­du­al. Ain­da não há de­fi­ni­ção so­bre o for­ma­to do teste.

Se­gun­do o Sub­se­cre­tá­rio de Ar­ti­cu­la­ção Re­gi­o­nal, Hen­ri­que Pi­men­tel, a pro­va se­rá pre­fe­ren­ci­al­men­te pre­sen­ci­al, e alu­nos do gru­pos de ris­co po­de­rão fa­zer on-line.

As pro­vas não se­rão apli­ca­das no mes­mo dia pa­ra to­dos. “Vai ser es­ca­lo­na­do, de acor­do com o nú­me­ro de tur­mas que a es­co­la tem e pos­si­bi­li­da­des de dis­tan­ci­a­men­to”, dis­se Henrique.

A pro­pos­ta tem co­mo ob­je­ti­vo ma­pe­ar o ní­vel do co­nhe­ci­men­to dos alu­nos e o im­pac­to do en­si­no à distância.

Cronograma estadual

Des­de o dia 7 de ou­tu­bro as es­co­las do es­ta­do fo­ram li­be­ra­das pe­lo go­ver­no pa­ra re­to­ma­rem as au­las pre­sen­ci­al­men­te, des­de que os pre­fei­tos au­to­ri­zem o re­tor­no das atividades.

Na ci­da­de de São Pau­lo, a pre­fei­tu­ra au­to­ri­zou o re­tor­no das au­las pa­ra alu­nos do En­si­no Mé­dio a par­tir des­ta terça-​feira (3). As de­mais sé­ri­es se­guem com li­be­ra­ção pa­ra ati­vi­da­des extracurriculares.

No es­ta­do, a par­tir des­ta ter­ça, tam­bém es­tá per­mi­ti­da a vol­ta das au­las re­gu­la­res do En­si­no Fun­da­men­tal. No en­tan­to, a de­ci­são de re­tor­no de­pen­de de ca­da pre­fei­to. De acor­do com o Sub­se­cre­tá­rio de Ar­ti­cu­la­ção Re­gi­o­nal, as ci­da­des de São Car­los, So­ro­ca­ba e Pi­ra­ci­ca­ba, por exem­plo, re­tor­na­ram as au­las re­gu­la­res do Fun­da­men­tal nes­ta terça.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio es­ta­du­al de Edu­ca­ção, atu­al­men­te a re­de es­ta­du­al de en­si­no tem cer­ca de mil, das mais de 5 mil uni­da­des, abertas.

“Es­ta­mos tra­ba­lhan­do pa­ra que es­se nú­me­ro au­men­te gra­du­al­men­te em to­do o es­ta­do, a me­di­da em que va­mos ten­do as au­to­ri­za­ções lo­cais, lem­bran­do que o es­ta­do já li­be­rou de for­ma ge­ral, nós es­ta­mos fa­zen­do a vol­ta par­ci­al e não obri­ga­tó­ria nes­te mo­men­to, mas com a ex­pec­ta­ti­va al­ta de um au­men­to do nú­me­ro de alu­no co­mo es­ta­mos ten­do a ca­da se­ma­na”, dis­se Rossieli.

Protocolos

Além dos pro­to­co­los de dis­tan­ci­a­men­to, uso obri­ga­tó­rio de más­ca­ras, dis­po­ni­bi­li­za­ção de ál­co­ol em gel, en­tra­das e saí­das es­ca­lo­na­das, as es­co­las po­de­rão re­ce­ber pre­sen­ci­al­men­te, por dia, até 35% do to­tal de alu­nos em to­das as séries.

A par­ti­ci­pa­ção dos alu­nos nas ati­vi­da­des pre­sen­ci­ais não é obri­ga­tó­ria. Os es­tu­dan­tes do gru­po de ris­co pra Covid-​19 não po­dem vol­tar. Pro­fes­so­res e ser­vi­do­res só vol­tam se as­si­na­rem um ter­mo de responsabilidade.

Fon­te: G1 São Paulo

, ,