Bauru, Botucatu e Lençóis Paulista (SP) apresentaram agrotóxicos na água distribuída à população em 2022. As informações estão em um levantamento divulgado pela Organização Não Governamental Repórter Brasil, com dados do Ministério da Saúde.
Conforme o levantamento, as três cidades estão na lista dos 210 municípios brasileiros que apresentaram índices de agrotóxicos na água. Assim como nas capitais São Paulo e Fortaleza, os municípios também tiveram o maior número de agrotóxicos identificados na água, com 27 cada.
Chamada de “efeito coquetel”, a mistura entre substâncias preocupa especialistas e pode provocar danos à saúde. Por outro lado, os exames identificaram uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente.
Em Bauru, maior cidade do centro-oeste paulista, o sistema de abastecimento de água é feito pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE), uma autarquia municipal. Em Lençóis Paulista, a responsabilidade é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Já em Botucatu, a distribuição de água é operada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Mais de 50 cidades do interior de SP, como Sorocaba, Itu e Porto Feliz, também apresentaram a presença de agrotóxicos na água distribuída à população.
Fonte: G1