QR Code: Quick Response Code

O QR Code – Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) – é um sistema de codificação de informações por meio de imagens em 2D, similar ao código de barras paralelas.

A sua utilização se dá por meio de figuras bi-dimensionais – seguindo padrão internacional normatizado – que podem ser interpretadas por programas capazes de reconhecer esse formato de imagem. O seu uso mais frequente ocorre por meio das câmeras fotográficas de smartphones para agilizar o acesso à endereços de internet, telefones, e-mails, etc.

A vantagem tecnológica do QR Code é a sua capacidade de ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens em baixa resolução captadas por câmeras digitais em formato VGA.


Imagem do QR Code do site www.sinterc.org.br

Leitor de QR Code em seu celular

Por ser pouco difundido no Brasil, uma boa parcela dos telefones celulares que são comercializados pelas principais operadoras do país não vem com programa de leitura de QR Code instalado. Porém, a instalação de aplicativos é fácil para a maioria dos modelos. Uma solução prática para os celulares mais comercializados é acessar, através do browser do aparelho, o link www.i-nigma.mobi. Caso o seu aparelho seja compatível com o programa, o download e a instalação serão realizados automaticamente.

Para modelos mais sofisticados, há outras opções interessantes, listadas abaixo. Confira:

iPhone, da Apple: Aplicativo 2D Sense, na App Store.
Aparelhos com o sistema Android: Aplicativo QR Code Reader, no Google Play.

Mais informações sobre o QR Code

1. Aponte a câmera para o QR Code! » Info Exame
2. Faça QR Code com a ajuda do Google » Info Exame
3. O QR CODE em publicações seriadas e a necessidade da preservação do conteúdo codificado » Bibliotecno / Alex da Silveira

Compartilhe