Ontem, 18 de junho, ocorreu a 6ª Rodada de Negociações no formato virtual entre o SINDERC (Sindicato Patronal) e o grupo de sindicatos laborais formados por SINTERC N/O SP, SINTERCOJ, SINTERCUB e SINDINUTRI SP, coordenados pela CONTERC (Confederação Nacional de Trabalhadores em Refeições Coletivas).

Desta vez, a comissão das empresas teve a participação do Presidente do Sindicato Patronal, sr. Eliezer Souza (SODEXO), que reforçou a choradeira, achando dificuldades aonde não existe, pois, o setor de refeições não parou na pandemia e, ao contrário, nunca produziu tanto. Usam da pandemia para suprimir direitos dos trabalhadores e ter mais lucros.

Após muito debate, o patronal pediu que a próxima reunião seja presencial e que somente apresentariam uma proposta na próxima reunião. Os Sindicatos dos Trabalhadores insistiram que fosse apresentada a proposta feita a outros grupos de sindicatos, e assim o fizeram. Foram duas propostas, sendo uma pior do que a outra.

1ª PROPOSTA: Aplicação de 6% de reajuste salarial, a partir de 1º de junho/2021, para quem ganha salário até dois pisos normativos, isto é, R$ 2.672,32; e, acima de dois pisos normativos, reajuste no valor fixo de R$ 160,33; Cesta Básica ou Vale Compras de R$ 158,00; Assistência Médica Hospitalar, R$ 62,00 por vida ou R$ 40,00 por vida, com coparticipação em todas as consultas no valor unitário de R$ 27,00;

2ª PROPOSTA: Aplicação de 7% de reajuste salarial, a partir de 1º setembro/2021 (não retroativo), para quem ganha salário até dois pisos normativos, isto é, R$ 2.672,32; e, acima de dois pisos normativos, reajuste no valor fixo de R$ 187,06; Cesta Básica ou Vale Compras de R$ 159,50; Assistência Médica Hospitalar, R$ 62,00 por vida ou R$ 40,00 por vida, com coparticipação em todas as consultas no valor unitário de R$ 27,00;

As propostas foram seguidas de muito debate. Diante da insignificância das propostas, os sindicatos dos trabalhadores não fizeram contraproposta e aceitaram que a próxima reunião seja presencial, no dia 23/06/2021, às 13h, na sede do SINTERCOJ, em Jundiaí-SP.

Continuaremos na busca da reposição da inflação e ganho real para os salários.

JUNTOS SOMOS FORTES!